Aipo

É uma planta muito nutritiva, com propriedades diuréticas, carminativas e depuradoras do sangue. É uma planta bi-anual, isto é, o tronco comeza a crescer no segundo ano do seu desenvolvimento.

Denominação

É conhecido com o nome comum de aipo, mas o seu nome científico ou em latim é Apium graveolens var. doce. Pertence à família das Apiáceae tal como a cenoura e a erva-doce.

Origem

O aipo é uma planta proveniente do Mediterrâneo, existindo outros pontos secundários como o Caucasso e a zona do Himalaia.

Apesar de ser conhecido no Antigo Egito, o seu uso como hortaliça desenvolveu-se na Idade Média, e actualmente é consumido tanto na Europa como na América do Norte.

 

Variedades

  • Verdes: são as variedades mais fáceis de cultivar, geralmente são esbranquiçadas para se obterem pencas brancas e são: Verde completo, Pascual, Lepage, Verde de cortar, Florida, Utah.
  • Amarelas: esbranquiçadas por si mesmas, mas o seu cultivo apresenta mais dificuldades, embora sejam mais apreciadas no mercado e são: Celebrity, Avon Pearl, DoradoSedor, Cornell.
  • Brancas: branco completo da América.
  • Violetas: Tours, Turmos.

Qual é seu aspecto?

  • Cor: dependendo da variedade, encontraremos exemplares de verdes a amarelos.
  • Forma: no interior do talo é oco, enquanto na parte exterior aparece uma série de nervos que o percorrem longitudinalmente.
  • Tamanho: o aipo pode chegar a medir a 50 cm de altura.
  • Peso: a nível comercial encontramos exemplares de aipo que chegam a pesar até 400 e 900g.
  • Sabor: o talo tem textura crocante , um pouco de sabor a anís, enquanto as folhas tem um sabor muito intenso e amargo, porém agradável.

Modo de preparação e uso

  • Suco fresco: es un producto que se prepara a partir de las hojas y los tallos. En el caso de que secomiende el consumo de apio de esta forma, se tomará medio vaso con cada comida, añadiéndole unas gotas de zumo de limón.
  • Cru em saladas: se comsume os talos tenros e crocantes que proporcionam sensaçao de frescura nas saladas.
  • Cozido: se utliza como remédio caseiro na elaboração de caldos depurativos. Pode ser preparado sozinho ou acompanhado de cebola, urtiga, salsa ou couve.

Quando as podemos encontrar e em que condições?

Podemos encontrar aipo em qualquer época do ano, pois trata-se de uma verdura que se adapta muito bem ao Inverno (sempre que forem protegidas das geladas, as colheitas mais tardias não aguenta os frios do Inverno( principalmente no interior de Espanha) Isto deve-se ao facto de, quando a planta está em periodo de desenvolvimento, se houver uma diminuição forte da temperatura durante alguns dias, pode acontecer que a planta floresça antes de temp; este problema disminui quando o solo è acolchado com lâminas de plástico.

O melhor exemplar e sua conservação

Um aipo de grande qualidade é aquele que tem os talos bem formados, pecíolos grossos, compactos, suavemente curvados, uma aparência fresca e de cor verde clara. Mas outros indicadores de qualidade também são a largura dos talos e do nervo central da folha, a ausência de defeitos como: coração preto,pecíolos esponjosos, talos florais e quebras, assim como a ausência de danos pelos insectos e apodrecimentos.

 

A tempertatura óptima de censervação do aipo é de 0º C. A sua vida útil é tão longa (comparada com as outras verduras) que, em condições óptimas, o aipo deve manter uma boa qualidade visual e sensorial depois de ser armazenado de 5 a 7 semanas. Para mater uma boa qualidade visual e sensorial, não é recomendável armazená-lo a 5ºC mais de 2 semanas.

 

Características nutritivas

O aipo é um vegetal com uma valor energético muito baixo (apenas 14 kcal/100g). O seu teor de água, tal como o resto dos vegetais, é muito alto, chegando neste caso a 94,6% do seu peso total. Mas por outro lado, é um vegetal muito pobre em hidratos de carbono, que mal chegam a 1,3%, assim como em proteínas, que representam 1,3% . Quanto ao teor de gordura, é praticamente inapreciável (0,2%).

 

Minerais: do seu teor mineral destacamos o potássio por ser o que se encontra em maior proporção. Mas também podemos citar outros minerais,que embora em menor proporção, se encontram no aipo, como o cálcio, fósforo, magnésio, ferro e sódio.

Vitaminas: destarcaremos o seu elevado teor de vitamina E, vitamina liposolúvel de importante acção antioxidante. Além de conter quantidades muito importantes de folatos (embora não seja um alimento recomendado para grávidas) e vitamina C, e consideráveis de vitamina B1,B2,B 6 e niacina.

 

Em que nos pode ajudar?

O aipo é um alimento que, comojá referimos, não apresenta uma grande quantidade de energia, hidratos de carbono, proteínas e lípidios. Mas isto não faz dele um alimento sem importância na dieta alimentaçao. São-lhe atribuídas, diversas propiedades curativas ou saudáveis, das quais destacaremos:

  • Diurético: o aipo é um alimento conhecido pelo seu afeito diurético, utilizado geralmente no tratamento de patologias como edemas, cálculos renais, gota e artrite. Esse efeito se deve à que o aipo provoca a dilatação das arterias renais com o consequente aumento do volume da orina e a eliminação de substância e resíduos, como o ácido urico e a uréia.
  • Afrodisíaco: desde muito tempo, o aipo foi utilizado como afrodisiaco, especialmente cru e nas saladas.
  • Alcalinizante: é um alimento rico em sais minerais, os quais são capazes de neutralizar os ácidos do organismo. A acidez do organismo pode vir em diferente factores mas destacaremos o auto consumo de alimento de origem animal, especialmente as carnes vermelhas como principal causa.Portanto o bom uso de aipo nos ajuda a estabilizar o equilibrio do nosso organismo.
  • Cardio-saudável: devido a seu efeito diurético e a composição de seu óleo essencial, o aipo pode ser considerado anti-hipertensivo.Também, como suco, diminui os níveis de colesterol e lipidios totais no sangue. Para obter esta finalidade, o melhor seria ingerir suco fresco de aipo. Portanto tem o dobro de efeitos cardio-saudável: anti-hipertensivo e hipocolesterolemiante.
  • Diabetes: o aipo contém uma substância semelhante a insulina ao que é atribuido, na medicina popular,a diminuição dos níveis de glicose no sangue.
  • Medicina popular: o aipo é um dos alimentos que tem fama de planta ou alimento medicinal. Como resumo podemos dizer que foi utilizado geralmente no tratamento de:
    • Problemas da pele como a psoriasis.
    • Nerviosismo: Neste caso é usada a raiz da planta que necessita ser cozida.
    • Arritmias cardíacas: se consome o pó da semente do aipo.
    • Expectorações: resulta um remedio útil para expelir muco que se acumula no peito como consequência de gripes..

 

E se abusamos do uso?

Embora na aparência seja inofensivo, não se deve ingerir aipo em quantidade exessiva. Por outra parte deve-se evitar seu consumo como elemento terapeutico nas pessoas que apresentam lesões renais ou graves inflamaçao da bexiga. No caso das gestantes, deve ser comsumido em quantidades normais, principalmente no primeiro trimestre da gravidez.

E que mais?

O aipo é um alimento que combina muito bem com a cebola, tanto se preparamos um caldo como uma salada. Além de ambos vegetais terem uma acção alcalinizante no organismo, de tal modo que favorece a eliminação de resíduos ácidos gerados no metabolismo. O consumo do aipo tem um efeito tonificante e refrescante sobre o organismo.