Batata

Embora a batata no nosso continente começou a ser cultivada há apenas dois séculos, actualmente é um dos alimentos mais consumidos no nosso país e em todo o mundo.

Denominação

É conhecido com o nome comúm de batata, mas seu nome científico ou latim é Solanum tuberosum subsp. tuberosum. Pertence à família botânica das Solanaceae junto com o tomate, o pimento e a beringela.

Origem

O cultivo da batata é originária na cordilheira dos antes, onde esta planta evolucionou e se misturou com outras plantas silvestres do mesmo gênero, apresentando uma grande variedade. Seu cultivo chegou na Europa no século XVI, especialmente através da Espanha em 1570, desde onde se expandiu por todo o continente.

Realmente o desenvolvimento do seu cultivo começou no século XVIII, quando depois de passados 200 anos, progressivamente, foi adquirindo certa importância.

Variedades

  • Etoile du León: batata de casca amarela e polpa branca, superficie lisa, gemas superficiais, cultivada em Valencia e outras áreas do mediterrânea.
  • Caerla: são tubérculos redondos ovais de casca e casca amarela, gemas superficiais.
  • Bintje: batata de casca e polpa amarela, casca lisa, olhos superficiais, tubérculos ovais alongados, grandes.
  • Claustar: tubérculos arredondados ovais de casca e polpa amarela, superficie lisa e olhos superficiais.
  • Eureka: de casca e polpa amarela, tubérculos ovais, olhos superficiais e tamanho grande.
  • Kennebec: batata grande, de casca branca amarelada, polpa branca, olhos superficiais.
  • Marfona: tubérculo grande de casca e polpa amarela clara e casca lisa.
  • Monalisa: batata de casca amarela, tubérculos ovais grande com olhos superficiais.
  • Royal Kidney: batata de casca amarela e lisa, polpa branca. É uma variedade cultivada em Baleares e Canarias para exportação.
  • Arran Banner: batatas de casca amarela clara e polpa branca, tubérculos redondos um pouco amassados, olhos semi-fundos. Sua colheita é em primavera e verão e inclusive no outono. Se trata de uma variedade de batata cujo cultivo está muito extendido no norte da Espanha.
  • Otras variedades: Spunta, Obelix, Agria, King Edgard, Alfa, Baraka...

Qual é seu aspecto?

  • Cor: A cor da batata depende da variedade que nos referimos. A casca varia de esbranquiçada a amarelada, mais ou menos forte, igual que a polpa.
  • Forma: podemos encontrar batatas mais ou menos redondas, ovais ou alongadas.
  • Tamanho: da variedade, a batata pode medir de 3 a 10cm de diâmetro.
  • Peso: O peso da batata varia em função de diferentes factores. Podemos encontrar exemplares de 50 a 500g.
  • Sabor: as batata (cozidas) têm um sabor suave.

Modo de preparação e uso

Batatas ao vapor: é a forma ideal de consumir as batatas, por que é a forma que melhor se conservam suas propriedades nutritivas. Podem ser cozidas ao vapor com casca ou sem casca.

Assadas: pode ser no forno ou em contacto com o lume, as batatas ficam deliciosas. Podem ser assadas cortadas em rodelas, inteiras, com casca ou sem casca.

Fritas: embora seja o prato predileto de muitas pessoas, devemos levar em consideração que as batatas fritas fornecem uma quantidade importante de energia devido ao fornecimento extra do azeite, especialmente se não estiver o suficientemente quente quando fritar as batatas.

Suco cru: em ocasiões é usado como anti-ácido devido a presença de substâncias alcalinas.

Purê de batatas: é uma das formas de melhor digestão estes tubérculos, usando normalmente em afeições do tubo digestivo.

Quando as podemos encontrar e em que condições?

Se trata de uma planta de clima temperado a frio, sendo as temperaturas mais favoráveis para seu cultivo as que estão cerca aos 13º e 18ºC. Se a temperatura é excessivamente fria os tubérculos ficaram pequenos e sem desenvolver. Por outro lado, se a temperatura é muito alta, afeta a formação dos tubérculos e favorece o desenvolvimento de pragas e doenças.

Actualmente podemos encontrar batatas em qualquer época do ano, mas será especialmente em agosto, setembro e outubro.

O melhor exemplar e sua conservação

Como falamos anteriormente dos critérios da qualidade da batata vai depender da variedade a que nos referimos, mas em termos gerais, podemos dizer que as batatas de boa qualidade são aquelas que, independentemente de suas características da suas características, não tem sido germinadas, não apresentam danos físicos e são tenras.

A conservação das batatas é uma das fases mais importantes para obter produtos de qualidade. Uma conservação correta limita as perdas de peso, impede a brotuação e o desenvolvimento de doenças e mantém a qualidade dos tubérculos. Por isso, as batatas devem estar armazenadas em locais isotérmicas provistas de ventilação para controlar a temperatura, humidade e conteúdo em dióxido de carbono.

Características nutritivas

A batata é um vegetal com um valor energético relativamente importante, que supõe aproximadamente umas 79Kcal/100g, valor muito superior ao fornecimento energético de muitas outras hortaliças. Têm umas características nutritivas muito importantes, destacando seu conteúdo em proteínas e hidratos de carbono e não muito em gorduras. Seu teor em água esta em torno de 79% do peso total. A gordura supõe um 0,1%, as proteínas um 2,1% e os hidratos de carbono destacam por supor um 16,5% do peso total.

Minerais: se destaca o seu teor mineral destacamos o potássio, encontrado em maior proporção. Mas podemos também citar outros minerais encontrados em quantidades muito grandes, quase tanto como o potássio, que são vitais para o bom funcionamento do corpo: ferro, magnésio, fósforo e zinco, e em menor quantidade, o cálcio.

Vitaminas: em quanto ao fornecimento de vitaminas, vamos a encontrar quantidades significativas de todas, exceto de vitamina B12, que serão encontradas somente nos alimentos de origem animal e vitamina A. Destacamos a vitamina C que é encontrada em grande proporção seguida de vitamina B6, embora também encontramos quantidades importantes de vitamina B1, B2, niacina, folatos e vitamina E em bem pequena proporção.

 

Em que nos pode ajudar?

A batata não é um alimento que tenha longa tradição de alimento ou planta medicinal, embora se use quase diariamente na nossa alimentação de varias formas. Por isso, vamos te contar alguma das propriedades saudáveis que são artribuidas, como são:

  • Antiácido: a batata é um alimento com certa capacidade alcalinizante, actuando tanto no estômago neutralizando a ácidez, como sobre o sangue e a urina.
  • Sedante: algumas investigações relacionam o consumo de batatas com uma acção relaxante sobre o estômago. Isso é devido a presença de certas substâncias sedantes na batata que poderiam actuar a nível local ao chegar no estômago.

    Por sua acção anti-ácida e sedante, a batata é um dos alimentos que mais comúns se usam em forma de purê em muitas patologias digestivas como a úlcera de estômago, as digestões difíceis.

  • Cardio-saudável: as batatas são beneficiosas a nível cardiovascular, já que actuam sobre a tensão arterial (estabilizando-a) devido a seu baixo teor de sódio e gordura e seu elevado teor de potássio. Neste ponto devemos levar em conta que a nível cardiovascular as batatas fritas não são tão saudáveis considerando a quantidade de gordura que absorvem no processo de elaboração.

  • Doenças renais: como falamos anteriormente, devido ao seu efecto alcanilizante, também sobre a urina, favorece a remoção de substâncias ácidas tóxicas.

  • Diabete: as batatas contém uma quantidade muito importante de hidratos de carbono, mas se trata de um alimento que é usado com regularidade na dieta de pessoas com diabete. Isto é devido que embora os carbohidratos se encontram numa proporção elevada, estes são de absorção lenta, portanto ajudarão no controle de glicemia.

  • Obesidade: as batatas são utéis no tratamento da obesidade devido ao seu efeito saciante. Mas sempre tendo em conta que fazemos referência às batatas cozidas ou assadas, não fritas nem ensopar com alimentos gordurosos.

  • Desnutrição: pode ser utilizada no tratamento de desnutrição, já que falamos de um alimento de fácil digestão e com uma quantidade muito importante de hidratos de carbono, proteínas, vitaminas e minerais.

E se abusamos do uso?

Embora não se observou efeitos tóxicos devidos a um alto consumo de batatas, falamos de tubérculos que pertencem à família bôtanica das solanaceae, que se caracterizam pelo um maior ou menor teor em solanina. A batata contém uma pequena quantidade de substância que desaparece quase por completo pela acção do calor, por isso é preferível o consumo de batatas cozidas.

Mesmo que o tóxico da solanina é baixa, seu alto consumo pode produzir coçeiras de boca, problemas estomacais e dores de cabeça.

E que mais?

Uma boa parte das vitaminas e minerais das batatas se encontram debaixo da casca, por isso é importante descascar estes tubérculos com especial cuidado ou de cozé-los com casca e remover logo após ao cozimento, assim que começe a desmanchar a batata.