29Jun.

5 alimentos que ajudam a dormir melhor

5 alimentos que ajudam a dormir melhor

Estamos numa época em que custa dormir bem, as temperaturas aumentam e a ventoinha é a nossa maior aliada. Na Bonduelle queremos ajudar a que isso mude.

Os especialistas recomendam, para dormir bem, fazê-lo com os aparelhos electrónicos desligados, jantar duas horas antes de ir para a cama para fazer bem a digestão e não adormecer logo a seguir a ter estado a ver televisão ou ao computador. Também acrescentamos estes 5 alimentos que o vão ajudar a dormir melhor:

1-A banana

Este fruto é dos que mais ajudam a conciliar o sono. Para além dos nutrientes que tem, estimula a serotonina e a melatonina, neurotransmissores que promovem a sensação de bem-estar e reduzem as hormonas do stresse.

2-O mel

De certeza que quando era pequeno lhe davam um copo de leite quente com mel antes de ir dormir, e ia todo contente para a cama. Caso tenha perdido este hábito, deveria continuar a fazê-lo.

O cerebro trabalha mais enquanto dormimos, e a causa disto é o açúcar armazenado no fígado (glucógeno hepático). Se a isto lhe juntarmos o açúcar que o mel contém, tal irá aumentar a glicose no sangue e portanto o cérebro irá trabalhar melhor conduzindo-o a um sono mais profundo.

3-A aveia

Normalmente a aveia faz parte do nosso pequeno-almoço, mas também é boa antes de irmos dormir. Este alimento é saudável para o sistema cardiovascular e também ajuda a produzir melatonina, uma das hormonas para descontrair. Tome-a duas horas antes de ir para a cama e irá ajudá-lo a dormir melhor.

4-Amêndoas

Os frutos secos são alimentos que dão muita energia e é habitual serem recomendados para tomar durante o dia como aperitivo ou entre refeições. No entanto, um destes alimentos, as amêndoas, irão ajudá-lo a dormir melhor se tomar umas quantas à noite.

Este alimento contém triptofano e magnésio. O triptofano é um aminoácido essencial na nutrição humana que promove a libertação da serotonina, o neurotransmissor envolvido no sono.

5-Chocolate preto

Se quiser um mimo antes de ir dormir, escolha o chocolate preto. Pode não acreditar, mas este delicioso alimento irá ajudá-lo a dormir melhor. O chocolate produz serotonina, uma hormona que ajuda a descontrair corpo e mente.