21Abr.

5 conselhos para uma alimentação mais saudável

5 conselhos para uma alimentação mais saudável

Chega o bom tempo e nós já entramos em parafuso com a operação biquíni. Mas não vale a pena entrar em pânico – é mais simples do que parece e não é preciso fazer dietas milagrosas. A Bonduelle quer dar-lhe alguns fáceis conselhos com que poderá tornar a sua alimentação mais saudável sem necessidade de fazer dietas que possam pôr a sua saúde em perigo. Aponte!

É fundamental sabermos que, antes de começarmos a fazer dietas que tenhamos visto ou que pensemos que são adequadas, devemos falar sempre com um médico profissional em nutrição. Eis alguns conselhos que o podem ajudar a comer melhor:

1- A base da nossa alimentação mediterrânica é o azeite virgem extra, é um ingrediente que usamos muito e que é muito recomendável. Contém antioxidantes e gorduras monoinsaturadas que ajudam a reduzir os níveis de LDL ou colesterol mau.

2- Já o repetimos à saciedade mas não nos fartamos de o dizer. É preciso comer muitos legumes, pelo menos 4 ou 5 vezes por semana. Pode comê-los crus, na salada, cozinhados, em puré... Existem milhares de receitas. É fácil incluí-los na dieta.

3- Evite os fritos. O polme nos alimentos contém muitas calorias. Se quiser comer algum alimento panado, é mais recomendável usar farinha e ovo para fazer a receita. E, senão, o melhor é grelhado ou no forno.

4- Existem imensas especiarias que pode usar para dar sabor aos seus pratos e assim poderá reduzir o consumo de sal. Se usar o sal, é melhor quando tiver acabado o cozinhado. Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), o abuso de sal traduz-se numa retenção de água elevada, fazendo com que o fígado e os rins tenham de trabalhar mais para o eliminar.

5- Aumente o consumo de leguminosas. São ricas em fibras e proteínas e, tal como os legumes, pode usá-las para muitas receitas. Não só para os pratos habituais. Pode usar as lentilhas, grãos e restantes leguminosas também em saladas, por exemplo.

Além destes conselhos, é bom incluir peças de fruta no seu menu e, é claro, fazer algum exercício, nem que seja subir a escada de sua casa ou, se o puder fazer, ir a pé para o trabalho. Comer bem e de forma saudável é fácil com a Bonduelle.