03maio

5 dicas para reduzir o excesso de picante na comida

5 dicas para reduzir o excesso de picante na comida

Vamos para a cozinha e seguimos as receitas à risca, mas por vezes pode haver alguma falha. Exageramos no sal ou abusamos do picante. Um bom prato deve ter um bom equilíbrio de sabores, por isso deve-se adicionar a quantidade certa de condimento para que assim seja. 

 A Bonduelle dá-lhe 5 dicas com soluções para quando abusar do picante numa receita. Tome nota!

1- Os lácteos:

A melhor maneira de neutralizar um prato demasiado picante são os lácteos. Dependendo da receita, pode juntar leite, leite de coco, iogurte e até um pouco de manteiga. Qualquer alimento que tenha ver com lácteos irá ajudar a reduzir o picante.

2- Frutos secos:

Se o prato tiver ficado demasiado picante, outra recomendação para o corrigir são os frutos secos. Amêndoas esmagadas, creme de amendoim ou tahini (pasta de sésamo). O óleo dos frutos secos ajuda a equilibrar os sabores.

3- Legumes com açúcares:

Juntar legumes ao prato é uma solução para reduzir o picante. Legumes como a cenoura ou as batatas podem ser grandes aliados. Estes legumes absorvem o sabor picante e graças ao seu teor de açúcar conferem-lhe um toque doce.

4- Cozinhados com mais caldo:

Se tiver elaborado um caldo, a melhor maneira de reduzir o picante é juntando mais caldo. Se vir que já tem demasiado caldo, pode tirar um pouco do que ficou picante e juntar daquele que ainda não está.

5- Contraste de sabores: cítricos:

Esta recomendação é adequada nomeadamente para os vinagretes ou temperos para saladas. Juntar cítricos como sumo de limão pode ser uma boa ideia. Também pode juntar uns bocados de tomate para compensar o picante.

Seja como for, o melhor conselho que se pode dar é adicionar pouco picante pois, se faltar, é mais fácil juntar depois do que reduzir.