23Jun.

5 passos para organizar a cozinha

5 passos para organizar a cozinha

Uma das divisões onde passamos mais tempo é a cozinha. Elaboramos receitas, comemos e ficamos à mesa nela. O problema é que às vezes pode tornar-se um verdadeiro caos independentemente de vivermos sozinhos, em família ou dividirmos casa. Na Bonduelle queremos dar-lhe alguns conselhos para ter a cozinha arrumada e não demorar uma eternidade a procurar qualquer coisa.

Seguindo estes simples passos terá a cozinha arrumada e tudo ao alcance da mão:

1-O frigorífico: O primeiro passo é manter os alimentos no local adequado para a sua conservação. É conveniente que os legumes e a fruta fiquem na parte de baixo, pois é onde duram mais tempo, seja nas gavetas do frigorífico ou na parte inferior. Os restantes alimentos não têm tantos problemas e pode colocá-los onde considerar conveniente.

2- Alimentos fora do frigorífico: Massas, arrozes e leguminosas. Estes alimentos podem estar em qualquer armário, conservando-se bem. Uma ideia é guardá-los em frascos de vidro; deste modo irá evitar que ao pegar neles se espalhem pelo armário

3- Talheres e utensílios de cozinha: Há muitas ideias para colocar estes artigos. Os talheres ocupam pouco mas costumamos ter bastantes; o melhor é reservar-lhes uma gaveta com diferentes zonas para, ao pegar num garfo, não cortar um dedo ao encontrar uma faca no meio. Os utensílios como caçarolas ou raspadores pode pendurá-los em ganchos; assim irá tê-los ao alcance da mão e não ocuparão espaço.

4- Pratos e copos: É preciso ter cuidado ao colocar tanto os copos como os pratos. Se tiver muitos copos, não os guarde uns dentro dos outros, pois podem fazer pressão e partir-se ao tirá-los. Se não couberem, tire algum que esteja mais estragado. No momento de os guardar, irá agradecer. O mesmo acontece com os pratos: o melhor é colocar os rasos e os fundos por cima para não lascarem.

5- O congelador: Um espaço complicado de manter, principalmente se não vivermos sozinhos, é o congelador. Acumulamos tupperwares e congelados como se não houvesse amanhã e a altura de procurar pode tornar-se uma verdadeira odisseia. Se tiver mais de uma gaveta, coloque as caixas num e os sacos de congelados noutro; se tiver congelado carne ou frango, ponha também à parte. Um conselho muito útil é dar nome aos tupperwares para os identificar e quando tiver de procurar um irá encontra-lo logo.

Conselhos que estão ao alcance de todos e que podem ser muito úteis para manter a cozinha arrumada.