21Jul.

As dietas milagrosas: 5 coisas que deve saber sobre elas

As dietas milagrosas: 5 coisas que deve saber sobre elas

Estamos em pleno Verão e todos queremos ter melhor aspecto para mostrar na praia, na piscina ou simplesmente numa esplanada. Chegam as pressas e quando percebemos que devíamos ter começado a famosa “operação biquíni” há meses, começamos a seguir qualquer dieta sem pensar no risco que isto implica. A Bonduelle quer desfazer o mito das chamadas “dietas milagrosas”.

Estas dietas pretendem corrigir um mau hábito duradouro em pouco tempo. Um milagre para emagrecer comendo alimentos que anunciam como saudáveis e sem gorduras acrescentadas. Uma faca de dois gumes que pode ser prejudicial para a saúde. Eis algumas coisas que deve saber antes de decidir fazer uma destas dietas milagrosas:

1-Dietas baseadas num só alimento: Algumas destas dietas baseiam-se num único alimento. Costumam ser legumes ou fruta, a desculpa perfeita para se vender o facto de serem saudáveis. A dieta da alcachofra, da uva ou do xarope de ácer são algumas das dietas. São vendidas como depurativas ou desengordurantes, e é claro que basear a sua alimentação num só alimento cria carências nutritivas.

2-Dietas baixas em gordura: São dietas baixas em gordura. Quem as publicita usa esta característica como reclame, mas o que de facto emagrece não é o facto de serem baixas em calorias, o que faz emagrecer, mais do que o que comemos, é o que não estamos a comer, que são os restantes alimentos. Pode emagrecer, sim, mas estará a pôr a sua saúde em risco.

3-Dietas para emagrecer rapidamente: Outra das características que mais chamam a atenção é que, com estas dietas, se emagrece em tempo recorde. Isto pode ter um efeito contraproducente, pode tornar-se contra nós fazendo com que recuperemos no mesmo tempo ou até antes aquilo que emagrecemos rapidamente.

4-Dietas saudáveis: Como dissemos num ponto anterior, as dietas baseadas num só alimento ou num só tipo não são saudáveis. Talvez o que estamos a comer o seja, mas todos os nutrientes que estamos a deixar de consumir serão faltas de proteínas e vitaminas que podem vir a provocar doenças como a diabetes ou problemas cardiovasculares.

5-Dietas sem base científica: Como podem imaginar, estas dietas não têm qualquer base científica. São mais publicidade do que algo recomendado por especialistas.

Deve cuidar de si, pedir conselho a médicos especialistas, se estiver a pensar ter uma alimentação mais saudável porque perder peso deve andar de mãos dadas com uma melhoria na saúde e não o contrário. Seja responsável e tenha cuidado com as dietas milagrosas.