05Nov.

Conheça o sushi com a Bonduelle

Conheça o sushi com a Bonduelle

Experimentar coisas novas e diferentes é sempre benéfico É positivo porque há mais opções na altura de elaborar pratos e, além disso, consoante o prato que escolher, também o pode levar a conhecer a cultura de cada sítio através da cozinha. A Bonduelle quer dar-lhe a conhecer, ou melhor, destacar um prato muito apreciado e muito conhecido na maior parte dos países. Referimo-nos ao sushi.

O sushi é um prato de origem japonesa, cujos ingredientes principais são o arroz (temperado em vinagre de arroz), açúcar e sal. A estes podem acrescentar-se outros ingredientes como legumes, peixe ou marisco. Costuma fazer-se me doses pequenas, mais ou menos do tamanho de uma garfada.

Há diferentes variedades de sushi. Está o makizushi que é sushi em rolos. Coloca-se o arroz sobre lâminas de algas nori secas e recheia-se com legumes, peixe ou carne. Enrola-se, usando normalmente uma esteira de bambu (chama-se “makisu”) e corta-se em pequenas porções de cerca de dois centímetros de grossura. Às vezes usa-se arroz integral para os makizushi vegetarianos, como por exemplo os de cenoura, abacate...

Esta variedade de sushi tem mais variedades, mudando apenas a grossura com que se parte a alga. Por exemplo, o Futomaki é um rolo mais grosso, o Hosomaki é tudo o contrário ou o Uramaki que tem, em vez da alga a envolver o arroz, o arroz a envolver a alga.

Outra variedade de sushi é o Nigirizushi. O “nigiri” é o sushi mais popular no Japão. Significa “amassar”, e a sua forma de elaboração é amassando arroz e fazendo bolas. Depois junta, normalmente, peixe cru ou marisco por cima e está pronto.

O sushi, além de ter muitas mais variedades além das já referidas, destaca-se por ser muito nutritivo e saudável. Os seus maiores nutrientes são os hidratos de carbono, as proteínas e as gorduras benéficas como o ómega 3. Além disso, tem vitaminas e minerais.

Comer sushi só tem vantagens – é nutritivo e assim conhecem-se novos sabores e novas culturas.