26Jul.

Conselhos para conservar os alimentos no Verão

Conselhos para conservar os alimentos no Verão

Está calor e estamos numa dessas alturas em que abrimos o frigorífico e por vezes surgem odores desagradáveis que nos levam a ter de deitar comida fora. Alimentos que estragam por causa das altas temperaturas e que acabam no lixo sem serem consumidos. A Bonduelle quer dar-lhes alguns conselhos para evitarem esta situação desagradável e promover a boa conservação dos alimentos. Evitemos deitar comida fora na medida do possível.

Os alimentos deterioram-se por factores como a luz, as altas temperaturas ou o contacto com outros alimentos. Escolhemos alguns conselhos para os alimentos se conservarem adequadamente. Tome nota!

1-Organize os menus diariamente: Embora pareça algo básico, normalmente optamos por fazer grandes compras. Chegam as férias e temos o frigorífico cheio de comida que provavelmente não teremos tempo de comer. O melhor nestes casos, se não quisermos deitar comida fora ou comer à farta-brutos, é organizar-se por dias, olhar para o calendário e ver quantos dias faltam para irmos embora; partindo daqui podemos fazer as compras dia a dia.

2-Manter o frigorífico na temperatura certa: A temperatura normal de refrigeração é de 0 a 0,5 graus. Certifique-se de que o seu frigorífico está bem para não ter problemas com os alimentos. De qualquer maneira, se tivermos comida já pronta no frigorífico o ideal é mantê-la bem selada e se possível não a conservar na embalagem mais de 2 ou 3 dias.

3-Evitar intoxicações: Há que redobrar as precauções ao manipular e conservar os alimentos. Nomeadamente no Verão, deve ter-se em conta que as altas temperaturas fazem crescer o risco de intoxicações. Criam-se bactérias nos alimentos devido a temperaturas inadequadas na conservação, uma manipulação incorrecta ou uma cozedura insuficiente.

4-Manter a cadeia do frio: Se for descongelar algum alimento, o melhor é descongelar do congelador para o frigorífico ou o micro-ondas. Fazê-lo à temperatura ambiente pode fazer com que a comida estrague devido ao calor.

5-A fruta e os legumes sempre no frigorífico: As hortaliças e a fruta, principalmente no Verão, conservam-se melhor dentro do frigorífico. O ideal é guardá-las nas gavetas de baixo. Têm muita água e, para não amadurecerem depressa de mais, devem conservar-se no frigorífico.

Esperamos que estes conselhos lhes sejam úteis. Manter os alimentos devidamente conservados evita ter de deitar comida fora, um hábito nada bom ;)