14Jun.

Descubra os alimentos que ajudam a desintoxicar o organismo

Descubra os alimentos que ajudam a desintoxicar o organismo

O Verão está a chegar e tivemos um ano exigente, horas de trabalho, refeições rápidas e por vezes não tão saudáveis como gostaríamos. Agora é a vez de limparmos o organismo porque, como se diz, “somos o que comemos”. A Bonduelle quer dar-lhe a conhecer alguns dos alimentos que o podem ajudar a desintoxicar o corpo.

A maior parte dos legumes e frutas ou algumas ervas são os que ajudam a depurar o organismo, graças aos seus nutrientes, proteínas e restantes componentes. Escolhemos 5 deles para os incluir na sua dieta. Tome nota:

1- O limão: Dizem que é um dos alimentos que melhor funciona para limpar o nosso corpo por dentro. Tem um alto teor de antioxidantes e ajuda a fazer uma melhor digestão, hidratando de forma natural. Não nos esquecemos da sua vitamina C perfeita para depurar o organismo. Pode começar a manhã com um copo de água e umas gotinhas de limão.

2- O tomate: Outro alimento que, graças à sua vitamina C, nos ajuda a cuidar de nós por dentro. Protege o nosso sistema imunológico. Podemos consumir o tomate na salada só com um fio de azeite ou, agora que começa o calor, podemos consumi-lo no gaspacho, uma receita ideal para o Verão.

3- A alcachofra: A alcachofra tem muito poucas calorias e aumenta a produção de bílis, o que significa que favorece a digestão de gorduras. Além disso, este alimento ajuda o nosso fígado e elimina a retenção de líquidos. É delicioso salteado com cebola e cubos de presunto, por exemplo.

4- A salsa: É rica em antioxidantes e flavonóides, um diurético natural. Ajuda a depurar órgãos como o fígado, os rins ou o intestino. É um condimento muito comum nas nossas refeições, mas uma ideia para o consumir é fazer um chá de salsa, que é rico em fibra, potássio e ferro. É muito importante consultar o seu médico antes de decidir tomá-lo. Normalmente não há problema, mas pode interferir em tratamentos ou agravar uma condição médica.

5- O aipo: Elimina os resíduos do nosso corpo. É rico em fibra e ajuda a facilitar a circulação do sangue. O aipo combina com qualquer refeição, pode liquidificá-lo com outros legumes como o tomate ou a cenoura ou fazer uma salada.

Lembre-se sempre de combinar os alimentos fazendo uma dieta equilibrada e principalmente beber muita água para obter a hidratação adequada.