03Nov.

Ingredientes que trarão novos sabores e aromas aos seus pratos

Ingredientes que trarão novos sabores e aromas aos seus pratos

Se gosta de cozinhar, experimentar novos pratos e inovar há alguns ingredientes que, usados com moderação, podem conseguir dar um toque diferente a algumas receitas. Referimo-nos às especiarias. Um complemento que ajuda a enriquecer e a dar cor e sabor a alguns pratos. A Bonduelle quer dar-lhe a conhecer alguns destes ingredientes.

A especiaria, também chamada condimento, é o nome que se dá a aromas de origem vegetal usados para preservar ou dar sabor a alguns alimentos. A maior parte delas são de origem asiática, das zonas tropicais, embora algumas também se encontrassem no Mediterrâneo. Muitas das especiarias como o cravinho, a canela ou a noz-moscada, usadas na antiguidade, também se usam hoje em dia.

Vamos conhecer algumas destas especiarias e os seus usos. Aqui ficam as que seleccionámos:

- A canela: Uma das especiarias mais conhecidas. É originária do Sri Lanka, o primeiro produtor deste condimento. O mais habitual é usá-la em sobremesas, mas em países como a Índia ou a China é usada em pratos salgados. Por exemplo, muitos caris levam canela.

- O açafrão: De origem asiática, mas também muito usado na cozinha ibérica ou marroquina. Esta especiaria é comercializada em forma de estigma ou de pó. A primeira opção é a mais recomendável uma vez que a segunda costuma ter mais impurezas, por isso deve-se escolher sempre marcas com garantia. Os arrozes são o alimento em que mais se usa, como o arroz à valenciana.

- Noz-moscada: Provém da Indonésia. É usada na cozinha do mundo inteiro. Mede de 2 a 3 centímetros e precisa de ser moída para se incluir nas receitas. O ralador costuma vir com a embalagem da noz, pois pode ser complicado encontrá-la moída. Em França é comum juntar este ingrediente ao bechamel.

- Pimentão: Vem da América. É elaborado à base de pimento vermelho desidratado, cujas sementes são retiradas e moídas. Dependendo do tipo de pimento usado, o pimentão pode ser picante, doce ou agridoce. É usado para dar sabor e também como conservante, usando-se por exemplo no chouriço.

- Cravinho: De origem indonésia. É usado inteiro ou moído em pequena quantidade. É principalmente utilizado em estufados, caldos, molhos... Para sobremesas, é mais habitual usá-lo moído.

Usar especiarias é uma forma de descobrir novos sabores e aromas de pratos que nos transportam para outros países e culturas.