18Jan.

Jantares leves: receitas leves para depois do Natal

Jantares leves: receitas leves para depois do Natal

Sim, a quadra já terminou, o Natal já ficou para trás e agora é altura de deixar os excessos de lado. Tivemos imensos jantares de família e comemos doces até mais não. Com o novo ano, é altura de começar de novo e tornar a comer de forma mais saudável.

É por isso que a Bonduelle quer ajudá-lo a começar bem o ano e traz-lhe estas receitas para o mês de Janeiro. Faça jantares leves e fáceis com os seus para poder saborear em família.

1- Um jantar leve para começar o ano: Salteado de espargos verdes 

A primeira receita que lhe trazemos é muito simples de elaborar. Com poucos ingredientes pode ter um jantar leve e muito saboroso. Siga atentamente os passos que lhe explicamos de seguida e... bom proveito!

Para começar, lavamos e cortamos os cogumelos em lâminas. Lavamos também os espargos, partindo-os pela metade. Cortamos o tomate seco. E, por fim, lavamos e cortamos os pimentos em tiras.

A seguir, deitamos um pouco de azeite numa frigideira. Juntamos alho esmagado, o tomate e os espargos verdes. Refogamos durante cerca de 3 minutos.

A seguir juntamos os pimentos e os cogumelos e deixamos mais 3 minutos. Juntamos sal, pimenta e molho de soja. Nesse momento, baixamos o lume e tapamos, cozinhando durante 10 minutos. Findo este tempo, esta simples receita está pronta para servir.

2- Uma receita típica para depois da quadra: Salada com frango

Gostamos de receitas de saladas o ano inteiro, mas a seguir ao Natal são as receitas preferidas. Escolhemos uma receita fácil e rápida de fazer, perfeita para os jantares.

Lavamos a alface e deitamos numa tigela. Também lavamos e cortamos o tomate. Cozinhamos os bifes de frango na frigideira com um pouco de azeite. Quando estiverem prontos, cortamos em lâminas. Deitamos tudo na tigela e, para terminar, juntamos um pouco de sal, vinagre e azeite. Uma receita simples de fazer e que além disso é leve.

salada frango jantaresleves

3- Pratos gourmet para jantares leves: Abóbora assada com brócolos e amêndoas

Embora a quadra natalícia tenha terminado, podemos continuar a inovar e surpreender os nossos familiares. Para tal, propomos-lhe esta receita gourmet de comer e chorar por mais. Tome nota!

Para começar, lavamos a abóbora e descascamos, cortando também o talo e a base. A seguir abrimos a abóbora e retiramos as pevides e os filamentos. Uma vez feito isto, cortamos a abóbora em cubos.

Lavamos os brócolos e cortamos de maneira a ficarem tamanhos parecidos.

Numa travessa de forno, colocamos a abóbora e os brócolos e juntamos ervas aromáticas: o funcho seco, o alho granulado e a pimenta preta moída. Juntamos também um fio de limão. Misturamos bem tudo e levamos ao forno durante 30 minutos a 200 graus. Quando faltarem cerca de 10 minutos, colocamos as amêndoas noutra travessa e levamos a torrar.

Quando tudo isto estiver pronto, servimos tudo, juntando as amêndoas que torrámos, um fio de azeite e um pouco de sal, para lhe dar o último toque e começar a jantar.

4- Receita de cogumelos: Bifes de frango grelhados com molho de cogumelos

Os cogumelos são dos nossos alimentos mais versáteis. Nesta ocasião quisemos acompanhar os bifes de frango com um molho de cogumelos.

Colocamos os bifes de frango na frigideira com um pouco de sal e juntamos um fio de azeite para dourar por ambos os lados. Fazemos uns cortes para cozinhar bem por dentro.

Abrimos uma lata de cogumelos Bonduelle e escorremos muito bem. Salteamos os cogumelos numa frigideira com um pouco de azeite.

Uma vez feito isto, aumentamos o lume, adicionamos um fio de vinho branco e deixamos cozinhar alguns minutos. Juntamos um pouco de sal e a pimenta moída. Tiramos e passamos na varinha mágica. Quando tivermos o molho, deitamos na frigideira com o frango.

Uma vez terminado, servimos tudo num prato. Já está pronto para saborear!

frango cogumelos

5- Receita de peixe para Janeiro: salmão com legumes

Outra ideia para fazer um jantar leve é elaborar qualquer receita que leve peixe. Nós escolhemos o salmão e seu ómega-3, e vamos acompanhá-lo com legumes. Siga esta receita passo a passo e bom apetite!

O primeiro a fazer é pré-aquecer o forno a 180 graus. Depois abrimos os pimentos para tirar as pevides, lavamos e cortamos às rodelas finas. Descascamos a cebola, lavamos e cortamos em tiras finas.

Continuamos com a batata e a curgete. Lavamos e descascamos a batata e cortamos às rodelas finas. Fazemos o mesmo com a curgete.

Deitamos um pouco de azeite num tabuleiro. Colocamos os legumes no tabuleiro, com a batata na base e o resto por cima bem distribuído, excepto a curgete. Deitamos sal, pimenta e um fio de azeite. Colocamos as rodelas de salmão no tabuleiro de forno e juntamos sal e pimenta.

Quando estiver pronto, levamos o tabuleiro ao forno e deixamos 10 minutos. A seguir, tiramos o tabuleiro e colocamos a curgete por cima do resto.

Levamos ao forno durante 20 minutos. Neste momento verificamos se tanto o salmão como os legumes estão prontos para tirar do forno e servir no prato.