06Nov.

Legumes grelhados: 5 variáveis incríveis

Legumes grelhados: 5 variáveis incríveis

Gostamos de legumes em todas as suas variáveis: assados, salteados, no forno e, é claro, grelhados. Além de terem muitos dos nutrientes de que o nosso organismo precisa para ter uma vida mais saudável, com eles podemos fazer imensas receitas.

Na Bonduelle vestimos o avental e nesta ocasião queremos dar-lhe a conhecer 5 receitas de legumes grelhados bem saborosas. Tome nota!

1- Beringelas grelhadas com mostarda e mel

Para fazer esta receita, primeiro lavamos bem a beringela, cortamos às rodelas finas e metemos na água durante pelo menos 15 minutos com uma pitada de sal, para tirar o sabor amargo.

Numa frigideira aquecemos um fio de azeite virgem extra e colocamos a beringelas até estarem cozinhadas.

Por outro lado, numa molheira preparamos o molho. Colocamos um iogurte natural e mexemos com uma colher para obtermos uma textura cremosa. Juntamos 3 colheres de mel, 3 colheres de mostarda, 3 colheres de vinagre e uma de sal. Mexemos tudo para obtermos um molho homogéneo que terá um sabor suave.

 

Uma vez prontas as beringelas e o molho, deitamos o molho nas beringelas e teremos o prato pronto para comer. Também pode fazer o molho em separado, para poder molhar a beringela. Uma receita simples de fazer e com sabor.

Bom apetite!

2- Espargos selvagens com confit de tomate e queijo brie

Lavamos os espargos e partimos. Colocamos um pouco de azeite e sal na chapa. Quando estiver quente, colocamos os espargos para irem dourando.

Por outro lado, confitamos o tomate. Para tal, cortamos o tomate pela metade. Cobrimos a travessa do forno a meio com azeite e juntamos azeite e alho. Juntamos também algumas ervas aromáticas.

Colocamos o tomate com sal e pimenta preta. Deixamos o forno a 150 graus durante 3-4 horas, para se ir cozinhando lentamente, e com isto conseguimos que fique tenro.

Quando os espargos e o confit de tomate estiverem prontos, cortamos aos bocados e levamos o tomate e os espargos alguns minutos ao forno com o queijo brie para gratinar.

Tiramos do forno e o prato já estaria pronto para saborear.

 

espargos selvagens

3- Salmão grelhado com curgete e alho picado

O salmão é um dos alimentos mais naturais, uma vez que é rico em proteínas e ácidos gordos.

Esta é uma receita simples que requer poucos ingredientes. Em primeiro lugar, picamos o alho. Colocamos uma tigela com azeite virgem extra, a seguir colocamos as rodelas de salmão e maceramos durante cerca de 10 minutos.

Depois descascamos a curgete e cortamos em cubos. Aquecemos a chapa em lume alto e cozinhamos o salmão por ambos os lados. Fazemos o mesmo com a curgete.

Por fim, servimos o salmão juntamente com a curgete. Uma maneira de comer peixe de forma simples.

4- Legumes grelhados com vinagrete

Para esta receita podemos usar diferentes legumes dependendo dos nossos gostos.

Neste caso, juntamos curgete, espargos, pimento vermelho, pimento verde, pimento amarelo, cebola e cogumelos.

Para começar, lavamos e cortamos os legumes. Colocamos um pouco de azeite na chapa, e quando estiver quente juntamos os legumes.

Para elaborar o vinagrete temos de juntar mostarda e vinagre e mexer para se misturar. Juntamos sal e pimenta moída, e vamos adicionando o azeite enquanto continuamos a mexer.

Uma vez pronto, deitamos o vinagrete nos legumes e servimos.

É uma maneira de termos uma alimentação saudável e simples, e ao mesmo tempo termos um prato com sabor!

5- Cogumelos grelhados com cubos de presunto

Já sabemos que os cogumelos são ricos em minerais, e além disso ricos em vitaminas, em proteína vegetal e em fibra. Por isso propomos-lhe esta simples receita para os poder saborear.

Começamos por picar os dentes de alho. Deitamos um pouco de azeite numa frigideira e juntamos o alho e o presunto, com um pouco de sal.

Pegamos nos cogumelos, tiramos os talos e lavamos. Juntamos sal e colocamos na chapa em lume brando quando o azeite já estiver quente.

Uma vez feita a mistura, adicionamo-la aos cogumelos e acabamos de os cozinhar.

Com isto já o podemos servir num prato.

cogumelos presunto