12maio

Massa colorida: Como a elaborar, passo a passo

Massa colorida: Como a elaborar, passo a passo

Nós, os amantes da massa, adoramos variar sempre que cozinhamos este delicioso ingrediente. Gostamos de mudar de molhos, experimentar ingredientes e saborear este prato.

Caso não seja um desses amantes, queremos que se junte a nós. Desta vez a Bonduelle quer mostrar-lhe outra das possibilidades para fazer esta receita. A massa colorida caseira.

Como fazemos a massa colorida? Aqui tem três receitas para aprender a fazê-la passo a passo.
Primeiro vamos ver como se elabora a massa.

1-Massa caseira: A massa

De que precisamos?

Farinha, ovo e um pouco de sal.

Como a elaboramos?

Começamos por pôr a farinha, o melhor é pôr numa mesa ou na bancada da cozinha para poder amassar melhor. Fazemos uma montanha e abrimos uma espécie de cratera no meio, juntamos os ovos no buraco e um pouco de sal.

Começamos a misturar tudo e vamos criando uma massa cremosa, vamos juntando farinha para ir ganhando forma. Pouco a pouco vai ficando mais uniforme.

Fazemos uma bola com a massa compacta e embrulhamos em película aderente, deixando repousar no frigorífico cerca de meia hora.

Quando tiver passado o tempo estimado, pomos um pouco de farinha na mesa ou bancada onde estivermos a cozinhar e começamos a estender a massa. Começamos por amassá-la com as mãos, a seguir podemos usar um rolo para a achatar. Se tivermos uma máquina de fazer massa, podemos usá-la para ficar perfeitamente estendida. Uma vez estendida, pegamos na massa e cortamos na forma e tamanho que pretendermos. Já fica pronta para cozer.

2- Massa colorida: Os ingredientes são a chave.

Normalmente quando fazemos massa a sua cor habitual é bege, mas nós queremos que tenha mais cores. Como o conseguimos? Sugerimos-lhe três cores para dar vida à sua massa. Tome nota!

- Massa verde:

Para a massa ficar verde vamos usar espinafres. Cozemos os espinafres e quando estiverem bem cozidos e escorridos, trituramos e misturamos com o ovo fazendo uma espécie de puré.

Quando estivermos a elaborar a massa, fazemo-lo no momento em que formos incluir o ovo na cratera de farinha, mas com os espinafres. Começamos a amassar e a mistura irá assim ganhar uma cor verde.

- Massa cor-de-rosa:

Para a massa ficar cor-de-rosa podemos usar beterraba. Cozemos a beterraba e trituramos junto com o ovo. Tal como com a massa verde, elaboramos a massa com a beterraba incluída.

A massa irá ficar cor-de-rosa e estará pronta para cozer. Quando a for cozer, faça-o com água morna abundante e um pouco de sal. Vá mexendo com um garfo para não colar.

- Massa negra:

A massa negra é uma das mais habituais. Faz-se com tinta de choco. Batemos o ovo com a tinta do choco e juntamos à farinha para começar a amassar como fizemos nas receitas de massa anteriores.

3- Pronta para comer: Junte os ingredientes.

Depois de fazer a massa colorida, coza-a e só tem de escolher os ingredientes de que mais gostar. Além de uma cor intensa, estas três receitas também têm sabor. Lembre-se que a massa foi tingida com diferentes alimentos. Pense que com um pouco de queijo ralado terá um prato muito completo.