31maio

O vinagrete: O tempero perfeito para as suas saladas

O vinagrete: O tempero perfeito para as suas saladas

A salada é aquela receita de que gostamos em todas as épocas do ano, independentemente de estarem 40 graus ou de estar a chover a cântaros. Apetece sempre. Se a temperarmos com vinagrete, teremos um prato saboroso. A Bonduelle quer contar-lhe como elaborar o vinagrete perfeito. Tome nota!

O que é o vinagrete?

O vinagrete é um molho emulsionado cujo principal ingrediente é o vinagre. Embora por vezes possa ser substituído pelo sumo de limão. Habitualmente é misturado com azeite. Outra opção é usar natas, maionese ou iogurte.

Como o elaborar?

Elaborar um vinagrete é simples, só tem de escolher os ingredientes certos. Começamos por escolher o azeite e o vinagre. Se quisermos que tenha bom sabor, o melhor é ser azeite e vinagre de boa qualidade.

O passo seguinte é a mistura. A medida standard é deitar três partes de azeite por cada uma de vinagre. Claro que cada um tem os seus gostos e, se preferir que seja mais forte, terá de juntar mais um pouco de vinagre e vice-versa.

Quando tivermos a mistura, juntamos um bocadinho de sal. Para o vinagrete ficar mais saboroso, pode-se adicionar pimenta preta moída ou um pouco de salsa. Outra maneira muito comum de a preparar é juntar-lhe pimento verde e cebola aos bocadinhos muito picados para lhe dar mais sabor.

Quando tudo estiver misturado, junte-o à salada e... está pronto! Um conselho: Quando a elaborar, faça-a numa tigela à parte e, se sobrar, guarde-a para temperar mais pratos. Também se pode usar o vinagrete em carnes e em peixes.