31maio

Receitas baixas em calorias: 3 truques simples

Receitas baixas em calorias: 3 truques simples

O Verão está ao virar da esquina e, embora tentemos cuidar de nós durante todo o ano, nesta época prestamos mais atenção. Incluímos na nossa dieta mais legumes, saladas e receitas baixas em calorias que nos ajudam a cuidar de nós tanto por fora como por dentro.

 

Ter uma alimentação saudável é uma questão de mudar alguns hábitos alimentares e assim conseguir melhorar a sua saúde. Uma dieta baixa em calorias consiste em trocar os alimentos que possam ter mais gorduras por outros com poucas calorias, comer cinco vezes por dia de forma equilibrada e incluir frutos e legumes na alimentação, entre outras coisas.

Como conseguimos fazer com que essas receitas sejam baixas em calorias? Muito simples, com estes 3 truques e receitas de cozinha que a Bonduelle lhe traz. Tome nota!

1- Panados baixos em calorias feitos no forno

Claro que os panados são óptimos, mas não precisa de os envolver em pão ralado e mergulhar em azeite. Podem alternar-se grelhando-os com algum tempero natural como tomate ou ervas aromáticas. E, no dia que decidir panar os bifes, que também é uma opção, pode fazê-los no forno. Um truque para a sua receita ser baixa em calorias e também saborosa.

Um peito de frango panado tem um total de 416 Kcal, enquanto que o grelhado tem 120, isto é, menos calorias do que com o polme. Seja como for, o panado não é mau se o comer de vez em quando e não se tornar algo habitual. Além disso, fazendo-o no forno fica crocante e é mais saudável. Não suja tanto a cozinha e a roupa não cheira tanto a frito. Precisa de mais razões?

Aqui tem a receita. Pode usar carne, frango ou peixe. A nossa é com frango. Um truque para ter mais sabor é deixar o frango a noite inteira a macerar num recipiente com ovo batido, alho e salsa. Nunca falha!

Frango panado no forno com ervas aromáticas

frango panado 

2- Receitas saudáveis. Como? Sem molhos!

Prefere maionese ou ketchup? O melhor é não preferir nenhum dos dois. Os melhores molhos são os naturais, sem gorduras saturadas ou açúcares adicionais que só prejudicam o seu organismo. Como sempre, dizemos que é uma questão de hábito, e também não acontece nada por consumi-los de vez em quando... Mas, se os eliminar gradualmente da sua alimentação, o seu corpo agradece!

Para isto temos várias alternativas: não fique sem molhos, troque-os apenas por outras receitas baixas em calorias. Se for fazer uma salada, um fio de azeite virgem extra é o melhor tempero, e se quiser que tenha ainda mais sabor, faça um molho vinagrete. É muito fácil de fazer e mais saudável do que qualquer molho.

Quer saber como se elabora o vinagrete? Aqui tem a receita para acompanhar uma carne ou um peixe. Também o pode adicionar às suas receitas de salada com um pouco de queijo fresco, tomate e orégãos. Bom proveito!

Vinagrete para salada

vinagrete molho

3- Acompanhamento de legumes, muito mais light!

Os fritos por excelência e o acompanhamento que vai com tudo são as batatas fritas, que, como qualquer alimento frito, não são o melhor para uma alimentação saudável. Por que não trocá-las por um acompanhamento de legumes? Outro truque infalível para as suas receitas baixas em calorias ganharem forma.

A vantagem dos legumes é que, além de proporcionarem imensos nutrientes ao nosso organismo, podem ser elaborados de muitas maneiras. Mesmo quando os cozinhar como acompanhamento. Quer saber algumas? Continue a ler!

- Ratatouille: o acompanhamento mais suculento. Com molho de tomate natural é deliciosa.

- Legumes grelhados: Crocantes e saborosos. Curgete, pimentos e cebola com um toque de pimenta, é uma opção.

- Legumes em papelote: Legumes no forno, uma das receitas fáceis de elaborar. Pode acompanhá-las com arroz.

- Crudités: Com hummus ou guacamole. Além de light, é de comer e chorar por mais!

Além destas, escolhemos uma receita que, com o Verão e o bom tempo, pode incluir nos seus menus. O que é um Verão sem um churrasco com amigos? Inclua esta receita baixa em calorias e não se preocupe mais com a alimentação saudável.

Escolha bem os ingredientes para a sua grelhada. Recomendamos cebola, pimento vermelho, cogumelos e curgete. São alimentos baixos em calorias que o vão ajudar a ter uma vida mais saudável.

Legumes grelhados

 legumes grelhadas

Para terminar, como recomendamos sempre, caso tenha alguma dúvida consulte especialistas ou médicos nutricionistas para o ajudarem a ter uma alimentação saudável e principalmente a não prejudicar a sua saúde.