13Nov.

10 alimentos para fortalecer o cabelo

Há alturas em que notamos o nosso cabelo mais fraco. O que lhe aconteceu? Entre outras coisas, pode ser que não nos estejamos a alimentar correctamente. Hoje contamos-lhe quais os alimentos para fortalecer o cabelo que não podem faltar na sua dieta:

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1. Vegetais de folha verde (espinafres, brócolos, acelgas…). Estes legumes trazem-nos vitamina A e C, que são fundamentais para o nosso corpo produzir sebo no couro cabeludo. Este sebo é um amaciador natural que mantém o nosso cabelo hidratado e saudável.

2. Leguminosas (lentilhas, feijão, grão…). Trazem-nos proteínas, zinco e biotina, que nos ajudam a fortalecer o cabelo, evitando que fique frágil e quebradiço.

3. Citrinos (laranja, limão, tangerina, toranja…). Outros alimentos para fortalecer o cabelo são este tipo de frutos, pois são muito ricos em vitamina C e ajudam a manter o cabelo hidratado e a promover o seu crescimento. Em regra geral, todos os frutos (e legumes) têm vitaminas e sais minerais bons para o cabelo.

4. Cereais integrais. Têm ferro, zinco e vitamina B-12, que são fundamentais para incentivar o crescimento do nosso cabelo e assim substituir quedas pontuais provocadas, por exemplo, pelo stresse.

5. Peixe e marisco. O peixe é rico em ácido ómega-3, que favorece o brilho e a suavidade do cabelo, e tanto este como o marisco são ricos em iodo. Pelo seu lado, o marisco e as nozes proporcionam-nos cobre, importante para a síntese de melanina no cabelo.

6. Carnes vermelhas (vaca, porco…). Juntamente com outros alimentos como os espinafres ou os legumes, o ferro que a carne vermelha nos proporciona é bom para a oxigenação do couro cabeludo e a pigmentação do cabelo.

7. Carnes brancas (frango, peru…). Tanto estas como o fígado proporcionam-nos enxofre, que fortalece o cabelo frágil e quebradiço.

8. Azeite, chocolate, manjericão, salva. São antioxidantes graças aos polifenóis

9. Amêndoas, pinhões… As amêndoas proporcionam-nos magnésio, activando as reacções enzimáticas boas para o cabelo e os pinhões têm resveratrol, que mantém o cabelo jovem.

10. Água. Embora não seja um alimento em si, não queremos deixar de lembrar a importância que a água tem na nossa alimentação. Manter o nosso corpo, incluindo o cabelo, hidratado é fundamental para a sua saúde, por isso é o último dos nossos alimentos para fortalecer o cabelo.

Como vê, são muitos os alimentos para fortalecer o cabelo. Além disso, a melhor forma de nos mantermos saudáveis é tendo uma alimentação variada e equilibrada. Recomendamos dar uma olhadela a todos os nossos conselhos de alimentação saudável no nosso blogue para estar a par da informação mais importante de nutrição e saúde.