07Mar.

4 Receitas com favas verdes para surpreender em qualquer ocasião

4 Receitas com favas verdes para surpreender em qualquer ocasião

Neste artigo trazemos-lhe algumas receitas de favas verdes perfeitas para surpreender os seus convidados na cozinha. As favas são uma leguminosa que pode ser feita de inúmeras maneiras (podemos até comê-las cruas).

São um alimento perfeito para desportistas e pessoas que fazem algum tipo de actividade física, pois contêm um elevado teor de proteínas vegetais e favorecem a criação e recuperação muscular. Além disso, o seu nível de gorduras é mínimo, o que faz com que seja uma leguminosa perfeita se queremos cuidar ou definir melhor a nossa silhueta.

Damos-lhe as receitas com favas que, como é evidente, poderá fazer passo a passo com algumas latas de favas finas Naturplus da Bonduelle.

1- Receita de favas com presunto: A receita mais usada

A receita de favas com presunto é uma das receitas com favas verdes mais simples. A sua simplicidade de elaboração e a perfeita combinação com o toque salgado do presunto fazem deste prato um sucesso.

A receita é muito simples. Como ingredientes, só precisamos de duas latas de favas frescas, cerca de 300 gramas de presunto em cubos e meia cebola.

Começamos por cozer as favas em água abundante com um toque de sal. Não devemos abusar do sal, pois devemos ter em conta que ao adicionar o presunto, o prato já ganha bastante sabor. Refogue a cebola numa frigideira e, quando estiver dourada, adicione o presunto em cubos à frigideira. Deixe o presunto cozinhar um pouco e tire a mistura do lume. Agora só tem de misturar bem as favas com os restantes ingredientes e servi-los num prato.

Se quiser adicionar mais ingredientes à mistura, sugerimos-lhe uns rebentos germinados Bonduelle, que irão dar ao prato um delicioso toque crocante.

2- Sopa de favas com brócolos

Como já sabemos, os brócolos são um alimento com numerosas propriedades nutricionais. Junto com as favas, podemos criar uma combinação perfeita em forma de sopa. Esta receita é de dificuldade baixa, que demora mais de 20 minutos a elaborar.

Em primeiro lugar, coza as favas em água como na receita anterior. Na mesma panela, pode adicionar os brócolos para irem cozendo ao mesmo tempo. Esta receita não requer muitos mais ingredientes, para além do sal. Não obstante, recomendamos que adicione um cubo de caldo vegetal à água em que vai cozer os alimentos. Também pode adicionar uma curgete e cozer junto com os brócolos e as favas.

Quando os ingredientes estiverem tenros, é altura de tirar a panela do lume e triturar os ingredientes na mesma. Pode usar um garfo para picar os legumes e saber se estão no ponto ou não.

Se, depois de bater os legumes, a mistura não tiver uma textura que o convença, pode adicionar uns quantos queijinhos e bater novamente, o que irá conferir muita mais cremosidade à mistura.

3- Salada de favas verdes

salada favas

Outra variante para fazer uma receita com favas verdes e na salada. Como referimos anteriormente, as favas também podem ser comidas cruas. Não obstante, salvo se adorar as texturas crocantes, é sempre melhor cozê-las antes para lhes dar um toque mais fácil de mastigar.

Se normalmente vos incentivamos a serem criativos quanto aos ingredientes que usam, nesta ocasião ainda mais. Podem combinar as favas com outras leguminosas, vegetais, carne, molhos ou quase qualquer alimento de que gostem. Como é evidente, devem pensar antes se os ingredientes que querem usar combinam bem.

Nós recomendamos uma salada de favas e vegetais. Pode adicionar cenoura ralada, cebola-roxa, ovo cozido e canónigos à mistura. Prepare os ingredientes ao seu gosto e decore o prato para ter uma boa apresentação. Tempere a salada com azeite e está pronto!

4- Hummus de favas verdes 

hummus favas

Por fim, propomos-lhes uma óptima receita para elaborar um bom aperitivo. É uma maneira muito original de cozinhar favas em ocasiões em que tenha de preparar um cocktail, uns quantos petiscos ou um aperitivo antes da refeição.

Para elaborar o hummus de favas, precisa de duas latas de favas finas Bonduelle. Coza-as mas sem usar tanta água como nas anteriores receitas. Para obtermos a textura de hummus que procuramos, temos de bater as favas. No entanto, a consistência deve ficar bastante compacta – caso contrário, estaríamos a fazer um puré. Se, depois de bater, achar que a mistura ficou pouco compacta, não faz mal. Pode sempre adicionar mais favas à mistura.

Para apresentar o hummus de favas, verta-o numa tigela. Pode refogar um pouco de chouriço e servi-lo por cima acompanhado de pão pita. Se preferir uma opção mais vegetal, é boa ideia polvilhar por cima um pouco de pimento e um fio de azeite. Também pode acompanhá-lo por palitos de cenoura ou aipo para molhar no hummus e comê-lo.

Como já viu, as favas são um alimento que pode ser muito prático na cozinha. Esperamos ter-lhe dado ideias para incluir no seu menu. Caso precise de mais ideias para elaborar alguma receita, visite o nosso Blogue e inspire-se. Bom proveito!