05Jun.

5 combinações de alimentos para uma vida saudável

Gostamos de comer bem e de forma saudável, e para isso é recomendável incluir legumes e fruta na sua alimentação. Mas, para a sua dieta ser muito mais equilibrada, pode combinar alimentos para que juntos lhe dêem muito mais energia e beneficiem a sua saúde.

A maioria dos legumes tem proteínas e vitaminas que, combinadas adequadamente, lhe permitem ter uma alimentação deliciosa e saudável. Na Bonduelle damos-lhe algumas ideias para combinar os alimentos de modo a comer de forma saudável e saborosa:

- O feijão + os pimentos: O feijão tem uma percentagem de ferro que não se absorve tão bem como o de outros alimentos como a carne. Para compensar, pode comê-los com pimento vermelho, que tem vitamina C e multiplica o ferro proveniente dos vegetais.
- Cogumelos + alho: Os cogumelos têm 95% de água e um teor muito baixo de gordura. E, por sua vez, o alho é um elemento muito eficiente na prevenção de todo o tipo de doenças e complicações cardiovasculares.
- Tomate + azeite: O licopeno está presente em todos os frutos vermelhos e legumes, principalmente no tomate. Parece que este nutriente atrasa o crescimento e pode até conseguir matar as células do cancro da próstata. O azeite consegue aumentar a actividade antioxidante do licopeno do tomate.
- Salmão + couve: O salmão tem vitamina D, que absorve o cálcio de que o nosso corpo precisa. Em compensação, podemos combiná-lo com um legume rico em cálcio como a couve.
- Frango + espinafres: A carne de ave tem uma percentagem elevada de ferro; os espinafres também mas é mais difícil que o nosso corpo o absorva – o frango ajuda os espinafres neste processo.

Para ter uma alimentação equilibrada e saudável é importante fazer uma boa combinação de alimentos para que os seus nutrientes sejam benéficos para o nosso organismo.