14Abr.

5 pratos, 5 superalimentos!

5 pratos, 5 superalimentos!

Há pouco descobrimos o que são os superalimentos. Alimentos com altos nutrientes que tornam a nossa alimentação mais saudável. A Bonduelle quer falar-lhe de alguns destes alimentos e dar-lhe algumas ideias para os incluir na sua dieta.

Escolhemos 5 de entre todos os eles para os aproximar de forma mais individual a estes alimentos tão especiais. O mirtilo, a quinoa, a chia, os brócolos e o alho preto. Contamos-lhe todos os seus nutrientes e como os pode incluir nas suas receitas diárias. Tome nota!

1- O mirtilo: É um fruto do bosque com um alto teor de antioxidantes. Contém muito poucos açúcares e é baixo em calorias. Também é bom para prevenir doenças como as infecções urinárias. Aumenta a acidez na urina e não deixa que as bactérias se desenvolvam.

Uma receita: Os pratos mais comuns feitos com estes frutos são as sobremesas. Se quer elaborar uma deliciosa e ao mesmo tempo saudável pode fazer um bolo integral com mirtilo. De que precisa: Um iogurte natural, ovos, azeite, açúcar, farinha integral, fermento e mirtilos. É muito simples, pré-aqueça o forno a 170 graus e misture primeiro o ovo, o açúcar, o azeite e o iogurte. À parte, misture a farinha integral, o fermento e os mirtilos. Bata tudo e ponha numa forma de bolo previamente untada com margarina. Leve ao forno e deixe cozer durante cerca de 45 minutos.

2- Os brócolos: Um superalimento que já todos conhecemos. Uma hortaliça com muita água e fibra. A sua grande quantidade de vitamina C faz com que estejam na lista de alimento super. A melhor maneira de os comer de modo a não perderem as suas propriedades é no vapor mas, se não for muito do seu gosto, aponte esta outra receita.

Uma receita: Salada de batata com brócolos. Temperada com um pouco de alho, azeite, batata, ovo cozido e um toque de pimentão. Saborosa e saudável.

3-A quinoa: É um pseudo-cereal que se caracteriza por ter um alto teor em fibra. É bom para o trânsito intestinal. Além disso, ajuda a prevenir o colesterol e é apta para celíacos. Pode cozinhá-la com legumes ou na salada.

Uma receita: Elabore-a de forma original. Por exemplo, num hambúrguer, perfeito para os mais novos de casa. Veja a receita completa clicando aqui.

4-O alho preto: É o alho comum submetido a um processo de fermentação natural em que muda a cor, a textura e o sabor habitual do ingrediente. A característica mais importante é que contém propriedades antibacterianas e nos protege dos vírus, isto é, ajuda o sistema imunitário.

Uma receita: Pode usá-lo como usa o alho branco. Num arroz de marisco, por exemplo. Recomendamos também espargos selvagens co um pouco de azeite e alho preto.

5- A chia: São sementes com um alto teor de fibra, antioxidantes e ácidos gordos ómega-3 de origem vegetal, entre outras propriedades. O seu sabor é agradável e suave. Pode adicionar estas sementes aos iogurtes, sumos ou leite.

Uma receita: Iogurte natural com chia e fruta. É um pequeno-almoço muito nutritivo. Junte estas sementes ao seu iogurte natural juntamente com a fruta da sua preferência, como por exemplo morango e banana. Também pode juntar mel para ficar mais doce.

Esperamos que todos estes superalimentos e as suas receitas lhe sejam úteis para ter novas ideias saudáveis na sua alimentação.