03Dez.

5 pratos internacionais para este Natal

5 pratos internacionais para este Natal

Já chegou o mês de Dezembro e, com ele, o frio e a quadra natalícia. Nesta quadra, uma das coisas de que mais gostamos é reunir-nos à volta da mesa com a nossa família ou amigos e saborear um bom menu. Isto não é exclusivo do nosso país – em muitos sítios do mundo também têm os seus tradicionais pratos para estes dias. A Bonduelle quer dar-lhe a conhecer alguns deles.

Tome nota para os seus pratos natalícios e prepare menus originais e muito internacionais. Aqui tem 5 destes pratos:

1- Wiener Tomatensause: Traduzido, molho de tomate vienense. Esta receita austríaca faz-se com tomate maduro, caldo de carne, bacon fumado, cebola, alho-francês (ou funcho), manteiga, farinha e concentrado de tomate. É muito simples: coze o tomate cortado aos bocados no caldo de carne. Refoga a cebola, o alho-francês e o bacon numa frigideira com a manteiga, deita um pouco de farinha, mexe para não queimar e junta o concentrado de tomate. Para terminar, passa tudo com a varinha mágica e tempera com sal, açúcar e um fio de vinagre.

2-Peru recheado: Prato típico dos Estados Unidos. Costuma comer-se no dia de Acção de Graças. Este jantar é o primeiro que se celebra para dar as boas-vindas ao Natal. O primeiro a fazer é limpar o peru. Tire as tripas e limpe bem com água. Deite um pouco de vinho branco e deixe no frigorífico toda a noite. Tire uma hora antes de cozinhar. Pré-aqueça o forno enquanto prepara o recheio. Costuma levar carne picada com tomate, azeitonas, alcaparras, passas e amêndoas. Recheie o peru e meta no forno barrado com vinho branco. Deve ficar no forno durante cerca de 6 horas mas, a cada 20 minutos, deve molhar com o próprio caldo do peru. Pode aproveitar o forno para incluir alguns legumes no tabuleiro e assá-los juntamente com o peru.

3-Silpancho: Um prato natalício da Bolívia. Pode comer-se no prato ou no pão. Leva batata, carne de vaca, ovo, cebola, tomate, sal e pimenta. Primeiro é preciso cortar a carne e salpimentá-la. Cozer as batatas, mas não em excesso para não se desfazerem. Cortar rodelas de tomate e de cebola. Estrelar um ovo, fritar a carne e fazer a sandes. Terá um prato pouco comum mas muito saboroso.

4-Moussakás me melitzánes: Um prato tradicional grego que significa moussaka de beringela. É como uma lasanha mas, em vez de lâminas de massa, faz-se com beringela, carne picada de borrego, cebola, tomate, alho, queijo parmesão e molho bechamel. A receita consiste em fazer camadas com a batata, a beringela e a carne.

5-Nems de frango e cogumelos: Este prato vietnamita é muito fácil de fazer. Os ingredientes principais são massa de arroz, cogumelos, cenoura ralada, carne de frango, tortas de arroz, sal e óleo de sementes. O primeiro que se deve fazer é cozer a massa, depois cortá-la e misturar com os restantes ingredientes. Põem-se as tortas de arroz em água quente, depois recheiam-se e fritam-se com muito óleo. Para terminar, colocam-se em papel absorvente para tirar o excesso de gordura.

Estes são alguns pratos tradicionais de diferentes países para este Natal. Esperamos que sejam úteis para elaborar um menu diferente e saboroso.