17Mar.

7 bons hábitos alimentares para crianças

Os bons hábitos são muito importantes para as crianças, pois definem-nas desde pequenas e influenciam as suas escolhas ao longo da vida. A Bonduelle conta-lhe 10 bons hábitos alimentares para crianças que irão ajudar os seus filhos a crescer de forma responsável no que se refere à alimentação.

7-bons-hábitos-alimentares-para-crianças

1. Lavar as mãos antes de comer. A higiene é fundamental para evitar todo o tipo de doenças, pois é a primeira barreira contra germes como as bactérias ou os vírus. Mesmo que não tenham ido antes à casa-de-banho, é importante lavarem as mãos antes de se sentarem à mesa.

2. Concentrar-se na comida. Na altura da refeição, as crianças não devem estar a brincar nem a ver televisão. É importante que, antes de se sentarem à mesa, as crianças abandonem estas actividades para se concentrarem na comida.

3. A hidratação é melhor com água e sumos naturais. As bebidas com gás e os sumos de fruta com adição de açúcar não são boas opções no que à bebida se refere, além de criarem hábitos que depois são muito difíceis de tirar nos mais novos. Um bom hábito alimentar para as crianças é beber água como fonte de hidratação. Veja o nosso artigo sobre porque é que a água é importante para as crianças

4. Não usar doces como prémios. Nem antes da refeição nem depois. É preferível as crianças terem uma rotina alimentar de 5 refeições diárias para não chegarem com muita fome ao almoço ou jantar. Contamos-lhe mais sobre isto no nosso artigo sobre lanches saudáveis para criança.

5. Comunicação. A hora da refeição não é só para comer, mas também para comunicar em família. É uma óptima altura para conversar sobre o que se fez nesse dia, partilhar experiências e ideias...

6. As crianças devem comer alimentos variados, apetitosos e, se possível, que tenham uma apresentação simples e despertem o seu interesse e vontade de comer. Quando se apresentar um alimento novo às crianças, é uma boa ocasião para decorar o prato da refeição. Assim, eles mostrar-se-ão mais interessados em experimentá-lo.

7. Regras básicas de protocolo. Como usar os talheres, não falar de boca cheia, não cruzar os braços sobre a mesa... É conveniente ensinar às crianças estas regras básicas de protocolo para saber estar numa mesa desde pequenos.

Não perca todos os nossos artigos sobre alimentação infantil no site da Bonduelle.