26Nov.

A Bonduelle mostra-lhe quais os legumes ricos em ferro

Conhece os legumes ricos em ferro? Na Bonduelle ensinamos-lhe a ter uma alimentação anti-anemia através de legumes que contêm ferro. Tome nota!

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Já lhe contámos os legumes de Outono  a incluir na dieta para evitar gripes e constipações, e hoje contamos-lhe mais sobre as alimentações ricas em ferro e os legumes que contêm ferro.

O nosso corpo precisa de ferro para produzir hemoglobina e mioglobina, duas proteínas que transportam oxigénio, além de estar presente em todas as células do organismo. A carência de ferro pode ter muitas causas (uma má alimentação, uma má absorção, destruição massiva de glóbulos vermelhos…). O resultado é a anemia ferropénica, um transtorno com sintomas variados: cansaço, fraqueza muscular, palidez, náuseas, perda do cabelo…

Os grupos que têm mais risco de sofrer carências de ferro são as crianças dos 6 meses aos 2 anos, os adolescentes e as mulheres em idade fértil, durante a gravidez e a amamentação. Ter uma alimentação adequada pode ajudar a evitar sofrer anemia, por isso hoje contamos-lhe quais os legumes ricos em ferro para completar o ferro de origem animal (carnes vermelhas, peru, fígado, peixe, crustáceos, ovo…).

O ferro de origem vegetal pode provir diversas fontes, como vegetais, leguminosas ou especiarias (principalmente a salsa). Entre os legumes que contêm ferro, apontamos:

  • Brócolos
  • Espinafres
  • Acelgas
  • Couve-lombarda
  • Espargos

Além dos vegetais ricos em ferro encontram-se as leguminosas, que pode preparar rapidamente graças aos nossos produtos Bonduelle. Eis algumas das que têm ferro:

Outras fontes de ferro de origem vegetal são os frutos secos, como os pistácios ou as sementes de girassol.

Os especialistas recomendam completar estes alimentos com os ricos em vitamina C (citrinos, tomate, pimento, salsa…), pois a combinação de ambos ajuda a absorver melhor o ferro. Por exemplo: grão com molho de tomate, lentilhas com uma laranja à sobremesa.

Esperamos que esta informação sobre as leguminosas e vegetais ricos em ferro o ajude a cuidar melhor de si através da alimentação