14Jul.

A dieta mediterrânica, variada e saudável

A variedade alimentar é importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Os alimentos que consumimos e que decidimos incluir na nossa alimentação são diversos para assim obtermos todos os nutrientes necessários.

Uma das dietas mais saudáveis que temos é nada menos do que a nossa, a chamada dieta mediterrânica. Os cientistas garantem que este estilo de vida é benéfico para a saúde, além de ajudar a agricultura sustentável e proteger o ambiente.

As primeiras referências desta forma de alimentação surgiram em 1948, mas com o tempo foram-se obtendo mais características graças à influência de todos os povos que passaram por estes países: iberos, romanos, gregos, bárbaros e árabes. Todos eles trazendo alimentos de todos os tipos como por exemplo a alcachofra ou a beringela, que foi trazida pelos árabes.

A dieta mediterrânica baseia-se na idealização de padrões dietéticos de países do Sul da Europa como Portugal, Espanha, França ou Itália. As características principais são o alto consumo de diferentes produtos como os vegetais (frutos, legumes, leguminosas), azeite, peixe, pão e cereais, vinagre e o consumo regular de vinho.

Todos estes alimentos da dieta mediterrânica são recomendáveis para a saúde, pois ajudam a prevenir doenças. O azeite reduz o colesterol no sangue e o peixe, nomeadamente o azul, contém ácido gordo ómega 3, algo de que o nosso organismo precisa, pois não o consegue produzir por si próprio.

Os alimentos de origem vegetal, isto é, a fruta, legumes ou leguminosas, são uma das características mais importantes desta alimentação. As hortaliças, legumes e frutos têm vitaminas, minerais e fibra que, graças ao seu teor de antioxidantes, previnem doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro. Além de ter uma grande quantidade de água, fundamental para uma boa hidratação.

A Bonduelle apoia uma dieta mediterrânica saudável e variada, ao tratar-se de uma grande aliada para o nosso organismo, além de disponibilizar inúmeras receitas deliciosas