09Jul.

A vitamina A

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Você sabia que as verduras, as hortaliças e os legumes tem a mais alta concentração nutritiva?

Ah, vocês não sabem o que são os nutrientes?
São umas substâncias que se encontram nos alimentos e que precisamos para poder crescer adequadamente.

Imaginem por um momento, que temos uma caixa de plasticina com várias cores diferentes. Bem, agora iremos brincar à fazer pequenas bolinhas com cada uma delas. Quando as tenhamos, iremos pegando as bolinhas de diferentes cores e juntamos para fazer uma bola grande.

Com certeza que numa bola teremos mais bolinhas vermelhas, em outras verdes, em outras azuis, e assim sucessivamente.

Mesmo que vocês ainda não tenham se dado conta, acabamos de formar diferentes alimentos, portanto, cada um deles cumprirá uma função diferente no nosso corpo.

Não devem esquecer nunca que todos os alimentos são necessários para nosso organismo, a diferença estará em que alguns desses alimentos, podemos consumir em maiores quantidades que outros.

As verduras geralmente são ricas em vitaminas e minerais. As vitaminas têm a função de regulação, enquanto que os minerais fazem possível toda a série de processos de assimilação e de transformação dentro do nosso corpo.

Quando estes componentes nos falham, nosso rendimento no colégio e nos jogos com nossos amigos se reduzem e ficaremos mais indispostos, embora poderemos não nos dar conta.

Hoje nos concetraremos no consumo da vitamina A.

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Se temos uma deficiência desta vitamina, perderemos agudeza visual. Isto não é bom, amiguinhos. Se não vemos bem, não poderemos prestar atenção nas aulas o que explicarem para nossos professores e quando formos brincar, será mais dificil nos concentrar.

Além disso, o desenvolvimento do nosso tecido ósseo, não será o ideal. E se não temos ossos saudáveis, quando estivermos idosos, será muito dificil caminhar.

Mas não se preocupem. Se a partir de agora, começamos a comer cenouras e verduras de folha verde que tem muito caroteno, podemos dizer que nosso fornecimento de vitamina A será muito bom.

Quando fizerem as compras com a mamãe, vocês deverão escolher cenouras com uma cor laranja intensa. Estas são as melhores, por conter o maior teor em carotina. Observem que sejam de tamanho médio, por que são as mais suculentas.

O resto das verduras interessantes que vocês poderão encontrar no mercado, e que tem uma alta percentagem de vitamina A, são: a acelga, o agrião, o repolho, o brócolo, a chicória-belga, o canónigo, a erva-doce, a alface, a salsa e o alho-porro.

Em quanto chegar em casa, deverão ajudar aos papais a preparar alguns dos seguintes pratos que nos fornecerão muitas vitaminas A.

-   Brócolos e cenouras ao vapor com molho de maionese e salsa picada.

          -   Salada de agrião com frambuesa e brotos de soja.

-   Salada de cenouras e laranja.

-   Chicórias-belga com bechamel e queijo ralado.