12maio

A vitamina C, boa para a saúde e o desporto

Desde novos que ouvimos dizer que devemos comer muitos legumes para estarmos mais saudáveis e termos mais energia. Muitos dos legumes que comemos contêm vitamina C, uma vitamina que ajuda a prevenir muitas doenças, da asma a doenças na pele. E produtiva para a prática de desporto.

A vitamina C, cientificamente conhecida como enantiómero L

ascórbico ou antiescorbútica. É um nutriente essencial para os mamíferos. As plantas

e os animais criam-no no seu organismo, mas o mesmo não acontece no caso dos

humanos, estando incluída em muitos dos nossos alimentos, uma vez que é essencial

para o bom desenvolvimento do organismo.

 

As ervilhas verdes, os pimentos vermelhos crus, os canónigos, o tomate maduro

fresco, a soja germinada e as alcachofras são alguns dos legumes que contêm

vitamina C. Esta vitamina ajuda a prevenir doenças degenerativas da vista como a

perda de visão ou as cataratas. Também é boa para prevenir as alergias e os ataques

de asma. A vitamina C é também adequada para o cuidado da pele e para combater

doenças como a psoríase ou eczema, entre outras.

 


Esta vitamina, além de ser boa para prevenir doenças, é necessária na prática de

desporto. Este nutriente contribui para o crescimento e manutenção de ossos. Um

factor importante para praticar desporto: ter ossos saudáveis. Também contribui para

a melhoria de fracturas e a cicatrização de feridas, fortalecendo os ligamentos,

tendões e vasos sanguíneos. Por outro lado, ajuda na absorção de ferro de outros

alimentos e favorece a produção de colagénio, substância que reveste e protege

células e tecidos do nosso organismo.

 

Portanto, os legumes com vitamina C são muito recomendáveis na nossa alimentação

para a prática de desporto e para termos uma boa saúde.