09Dez.

Alguns erros na alimentação

É frequente cometermos alguns erros na alimentação, que fazem com que não tenhamos uma dieta saudável. Hoje contamos-lhes quais são estes erros e como os evitar para termos uma alimentação adequada:

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1) Saltar o pequeno-almoço. É a primeira refeição e a que nos proporciona a energia necessária para enfrentar o dia. No entanto, muitas pessoas não lhe dedicam o tempo necessário. Um pequeno-almoço adequado deve ter lácteos (leite), uma peça de fruta e hidratos de absorção (cereais, pão…) e proteínas (peru, fiambre…).

2) Comer poucas vezes por dia e muita quantidade. Os especialistas recomendam cinco ingestões diárias: três refeições importantes (pequeno-almoço, almoço e jantar) e duas refeições ligeiras. O nosso corpo funciona todo o dia, pelo que deve armazenar uma certa quantidade de energia.

3) Excesso de sal. O excesso de sal pode provocar retenção de líquidos e problemas de tensão arterial. Uma forma saudável de temperar a comida é juntando ervas aromáticas ou especiarias.

4) Beber pouca água por dia. A água depura e hidrata o organismo e ajuda a normalizar as funções metabólicas. É preciso beber, no mínimo, 1 litro de água por dia, mesmo quando não temos sensação de sede.

5) Não comer as 5 peças de fruta ou legumes por dia. Pode representar um grave risco para a saúde, pois têm vitaminas e minerais necessários para o nosso corpo, nomeadamente fibra, cuja carência está directamente associada ao risco de sofrer cancro do cólon.

6) Evitar os hidratos de carbono. A massa, cereais, arroz e pão são a nossa fonte de energia por excelência e, além disso, contêm vitamina B, que é positiva para lutar contra o stresse.

7) Abusar de produtos com gorduras trans. Estão presentes nos produtos de elaboração industrial como a pastelaria industrial, charcutaria, pré-cozinhados… Aumentam o colesterol mau e reduzem o bom.

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