23Jun.

Alimentação saudável e desporto para crianças

Como já dissemos noutras ocasiões, a alimentação saudável anda de mãos dadas com o exercício. É importante ter uma alimentação equilibrada na altura de fazer desporto. Os adultos têm muita consciência disto e sabem que precisam de cuidar de si. Mas o que acontece com os mais novos?

A alimentação das crianças é muito importante. Desde que são novos precisamos de os ensinar a comer bem e de tudo para terem todos os nutrientes necessários ao seu crescimento. Quando começam a escola, começam também a fazer algum exercício físico, seja na aula de educação física ou em alguma actividade desportiva extracurricular. Neste caso, é muito mais importante estarmos atentos ao que comem.

O desporto é benéfico para todos, incluindo as crianças. Para as crianças o melhor é o desporto em equipa, para poderem sociabilizar com outras crianças e aprenderem a conviver. Contudo, é preciso ter cuidado para não se tornarem competitivos. Por outro lado, também lhes ensina a seguir algumas regras.

No que se refere à alimentação em crianças que fazem desporto, é preciso ter em conta vários aspectos básicos dentro da alimentação. Um dos mais importantes é a hidratação. As crianças desidratam-se mais facilmente do que os adultos, pelo que é importante estarmos atentos para beberem água antes, durante e depois de fazer exercício. 

Outro aspecto importante é terem uma alimentação adequada. Ao fazerem exercício gastam muita energia. Para a recuperar precisam de todas as vitaminas e proteínas que os alimentos têm. Devem comer mais fruta e legumes porque têm muitos nutrientes benéficos para o organismo. Têm vitaminas como a C que ajuda ao desenvolvimento dos dentes, dos ossos e das cartilagens.

As proteínas e hidratos de carbono também são fundamentais. Podem encontrar-se na carne, peixe ou ovos, recomendando-se 2 doses de cada por semana.

Para terminar, devem incluir-se mais cereais que se podem consumir como pão, arroz ou massa. Também pode incluir os cereais num bom pequeno-almoço, pois são ricos em fibra e contribuem para que as crianças tenham a energia suficiente para qualquer desporto ou exercício.

O desporto e a alimentação saudável são indissociáveis e, no que toca às crianças, devemos estar duplamente atentos. Cuide dos seus com a Bonduelle!