21Jul.

Alimentação variada em crianças e jovens

Preocupamo-nos com a nossa alimentação e tentamos que seja o mais saudável possível. Não só pela nossa condição física, mas pela condição da nossa saúde. Um dos requisitos é que os produtos que consumimos sejam variados, para poder obter deles todos os nutrientes necessários para o nosso organismo. Tudo isto, quando se fala de crianças e jovens, reveste-se de uma importância maior dado que uma alimentação saudável influencia o crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes. 

Lembramos que a diversidade alimentar é uma medida qualitativa do consumo de alimentos que reflecte o acesso dos lares a uma variedade de alimentos, bem como uma medida indirecta da adequação de nutrientes da dieta individual. Isto é, ter a opção de consumir diferentes produtos com a variedade de nutrientes de cada um deles.

Desde pequenas, as crianças devem aprender a comer bem e a ter hábitos responsáveis no que à alimentação se refere. Os adultos são responsáveis por ir mostrando os alimentos mais adequados para que assim seja. Independentemente de serem crianças pequenas ou adolescentes, manter uma alimentação equilibrada é importante para todas as faixas etárias que impliquem um desenvolvimento.

Os alimentos são divididos em vários grupos; os vegetais e a fruta estariam num grupo. Noutro estariam os lácteos. O arroz, a massa, o pão e os cereais seria outro e as carnes, as aves e o peixe, outro. Estes seriam os mais importantes em cada grupo, embora haja mais alimentos e mais grupos. No momento de escolher os alimentos diários, ter o cuidado de serem variados, incluindo os produtos de cada grupo. Os legumes e a fruta são as porções que mais devem comer, pois têm vitaminas e minerais fundamentais para o organismo.

Estes alimentos estão ligados a hábitos. Devemos ensiná-los, por um lado, a terem um horário de refeições e, por outro, é importante, se possível, comer em família. Assim vêem o que os pais comem de maneira mais directa e poderão seguir o exemplo. Para terminar, controle as quantidades de cada alimento. Isto é, ensine-os a ter uma alimentação variada e ao mesmo tempo proporcional.

A Bonduelle apoia a alimentação saudável e variada para toda a família. Cuide de si e, principalmente, cuide dos seus, ensinando-os a comer bem. Eles vão agradecer!