26Dez.

Também é possível alimentar-se de forma saudável e equilibrada no Natal

Chega o Natal e, com ele, alguns dos alimentos mais deliciosos para adultos e crianças – e ao mesmo tempo os mais calóricos, como as rabanadas e os sonhos. O facto é que vamos cometer esses deslizes alimentares pontualmente, mas podemos controlá-los nos nossos jantares natalícios para compensar essas calorias a mais.

christmas turkey

Em primeiro lugar, é fundamental ingerir muita água. A água é importante todos os dias do ano, mas também nos pode ajudar a ficarmos satisfeitos mais depressa para evitar excedermo-nos com a comida. Podemos petiscar um pouco de cada coisa e beber muita água. No fim, vai acabar por provar tudo mas comendo muitíssimo menos.

Claro que deve limitar o consumo de álcool, que tem muitas calorias. A recomendação é de dois copos de vinho por dia nos homens e um nas mulheres. Por isso, a partir destes parâmetros, tente moderar a bebida. Um bom truque é beber pequenos goles para limitar a ingestão.

Para as entradas, a sua melhor opção são os legumes, como por exemplo a cenoura, a cebola ou o pimento, que têm muita água e pouca gordura. Na Bonduelle irá encontrar os melhores produtos de legumes, preparados para consumir directamente.

Para o seu prato principal o peixe branco pode ser uma boa opção, pois tem menos gordura do que o azul. Como exemplos tem o tamboril, o robalo e a pescada. Embora o peixe azul tenha gordura, esta é a mais saudável, o Ómega 3, e também pode considerar a opção de peixes como as sardinhas, o atum ou o salmão.
Caso opte pela carne, a mais saudável é a de peru, pois é baixa em gorduras e rica em proteínas. Se esta for a sua escolha, tente não abusar nas calorias do acompanhamento. Um bom acompanhamento poderão ser os cogumelos, que têm pouca gordura. E, é claro, todo o tipo de saladas!

Quanto às sobremesas, pode tentar baseá-las em frutas como o ananás, que tem muita água e poucas calorias. Outra boa opção é o chocolate preto, baixo em gordura e antioxidante. A fruta será sempre preferível aos bolos ou sobremesas muito pesadas.

Como vê, nada nos impede de nos alimentarmos de forma saudável e equilibrada no Natal. Se escolhermos bem os pratos e aplicarmos algumas pautas para controlar os excessos, nada nos impede de termos um doce Natal!