10Mar.

Alimentos para as crianças conciliarem o sono

Há uma relação entre o que os mais pequenos comem e o seu sono. Hoje a Bonduelle conta-lhe alguns dos melhores alimentos para conciliar o sono. Tome nota!

alimentos-para-as-criancas-conciliarem-o-sono

A relação entre alimentação e sono é real, pois já se provou que as pessoas que dormem menos têm mais probabilidades de consumir mais alimentos ricos em energia (como as gorduras ou os hidratos de carbono refinados), menos porções de legumes e ter hábitos dietéticos mais irregulares.

Geralmente, para melhorar o sono o nosso corpo requer 3 substâncias:

  • Triptofano: este aminoácido essencial favorece o sono. É muito abundante no leite materno e é fundamental, no caso dos recém-nascidos, para discriminar entre dia e noite.
  • Serotonina: é um neurotransmissor sintetizado no cérebro que tem um papel fundamental na regulação do sono. 
  • Melanina: trata-se de uma molécula fundamental na regulação do ciclo sono-vigília nos seres humanos.

Geralmente, a serotonina e a melanina são sintetizadas a partir do triptofano. É por isso que, para melhorar o sono, é importante incluir no jantar alimentos ricos em triptofano.

De modo geral, os alimentos ricos em proteínas também o são em triptofano. Mas existem outras fontes de triptofano: legumes como a soja, frutos secos como as nozes ou amendoins, sementes como o sésamo e as sementes de abóbora e frutos como a banana ou o ananás.

Para sintetizar serotonina, também são precisos outros nutrientes como ácidos gordos ómega-3 e oligoelementos como o magnésio ou o zinco, que podemos obter do peixe azul, nozes ou legumes de folha verde. Mais uma vez, vemos a importância de ter uma alimentação variada.

Quanto ao jantar dos mais novos, promoveremos o seu sono se lhes dermos alimentos como:

  • Batata
  • Peru
  • Fruta e legumes, principalmente abóbora, cebola, tomate, cerejas e banana
  • Arroz, massa, abóbora e aveia
  • Lácteos 
  • Alimentos integrais e frutos secos

Se este artigo com alimentos para conciliar o sono lhe interessou, veja os nossos artigos sobre como reduzir o açúcar nas crianças e a relação entre desempenho escolar e alimentação. Além disso, não hesite em consultar todas as nossas receitas de legumes.