15Abr.

Alimentos para uns músculos fortes

Em plena operação biquíni, e com a enchente dos ginásios, todos se perguntam com que alimentação devem combinar o exercício físico para conseguirem fortalecer os músculos e maximizar esse exercício realizado para conseguirem exibir uma melhor forma.

Não temos de seguir necessariamente uma alimentação desportiva, podemos adaptar uma alimentação completa e equilibrada que favoreça a realização do nosso objectivo. O que devemos ter em conta é que, após o treino, os nossos músculos precisam de proteínas, pelo que devemos insistir particularmente neste tipo de alimentos.

As carnes vermelhas, os legumes, o arroz... São elementos que devemos integrar na nossa alimentação para conseguir que os nossos músculos fiquem mais fortes e tonificados, pois devemos combinar essas proteínas com os hidratos de carbono complexos que estes produtos nos oferecem. Devemos, no entanto, ter em conta as alturas em que ingerimos os hidratos de carbono, pois desintegram-se lentamente no organismo e devemos ter muito em conta quando é que os consumimos para favorecer a sua absorção.

Também não temos de deixar de comer gorduras, mas devemos diferenciar as gorduras mais saudáveis, como as que estão presentes no peixe, nas nozes, no tofu... e afastar-nos das gorduras saturadas que encontramos nos alimentos fritos, nos gelados, nas barras de chocolate... Todos estes produtos devem desaparecer da nossa alimentação, para podermos ter músculos mais fortes, e isto ajudar-nos-á também a perder peso.

Também é importante consumir muita fibra, com a qual expulsaremos os resíduos do corpo e guardaremos apenas os nutrientes que nos interessam. Devemos, portanto, ingerir todos estes alimentos numa quantidade proporcional ao nosso corpo e ao exercício físico que fizermos, dado que em função destas variáveis devemos ter em conta a quantidade de alimentos que ingerimos.

Com todos estes conselhos nutricionais e com um constante exercício físico, já estamos prontos para apresentar uns músculos firmes neste Verão.

Boa sorte!