09Jul.

As crianças comem com os olhos

los niños comen con los ojos

As crianças são curiosas e inquietas. Não param de olhar tudo que observam ao seu redor.

Cada coisa noiva, casa facto e cada episódio da vida cotidiana lhes chamam muito a atenção.

Por isto, tudo é compreensível e inquietante se podem ver como uma brincadeira.

Quando chega o momento da comida, há que tentar que o prato que colocamos na frente deles, seja o mais fascinante possível.

Devemos de considerar, que a rejeição que pode produzir um prato determinado, não é na maiorida dos casos pelo sabor ou aroma que solta, se não que visualmente não chama atenção da criança e para elas, esse primeiro contacto é o que vale.

Se paramos à pensar, o que os comerciais lançam para as crianças desde grandes empresas de comida preparada rápida, é que junto a saborosa proposta, a criança receberá um presentinho em forma de brinquedo.

Desde o momento que observam, a criança associa essa comida com uma brincadeira, e além disso, sabem que cada vez que puderem ir até lá, terá um brinquedo diferente.

Bem, nós devemos tratar que nossas apresentações sejam mais visuais para que a rejeição à primeira vista, não aconteça.

É verdade que muitas vezes pecamos de apresentar nossas elaborações de modo pouco atraente e a criança uma vez que rejeita a proposta, é muito dificil de convencer para que experimente aquilo que estamos colocando.

Darei a vocês alguns exemplos para que possam entender:

  • A próxima vez que colocarmos ovos recheados, vamos decorar como pinguins.
  • Quando fizermos uma lasanha, daremos forma de barco de vela.
  • Ao empanar a próxima carne ou peixe, devemos procurar dar uma forma geométrica, para que fique mais apetitosa.
  • Depois de fazer um bom arroz, se moldeamos e colocamos no prato fazendo  algum desenho, dará um resultado mais agradável.

Isso sim, a todas as preparações que comentamos e a todas que podemos chegar a fazer, sempre vamos colocar como guarnição ou como parte do prato princpal, umas verduras de Bonduelle, que complementarão muito bem desde o ponto de vista nutricional e visual nossos pratos.