25Fev.

Benefícios de mastigar bem os alimentos

Mastigar é, sem dúvida, uma acção mecânica que fazemos cada vez que comemos, mas controlamo-la suficientemente? Mastigar bem a comida tem imensos benefícios. Hoje contamos-lhes alguns deles!

beneficios-de-mastigar-bem-os-alimentos

Benefícios de mastigar bem os alimentos

Alguns benefícios de mastigar os alimentos com calma são:

  1. Mastigar bem favorece a absorção de nutrientes durante a digestão, favorecendo o processo digestivo.
  2. Mastigar bem os alimentos ajuda-nos a perder peso, segundo um estudo da Universidade de Osaka, que demonstrou que as pessoas que comem depressa e mastigam pouco têm o triplo de probabilidade de sofrer de obesidade.
  3. Ao mastigar correctamente, equilibramos os níveis de acidez que há no estômago, evitando refluxos, acidez estomacal e gastrite.
  4. A saliva é importantíssima para uma boa saúde oral, pois evita que os alimentos adiram aos dentes e tem funções antibióticas que evitam a infecção devida ao ataque de microrganismos. Assim, mastigar bem ajuda-nos a prevenir cáries e a cuidar das nossas gengivas.
  5. Reduzimos o stresse, pois, ao mastigar abundantemente, oxigenamos o organismo produzindo uma agradável sensação de bem-estar.
  6. Demorando o tempo necessário com cada alimento, desfrutamo-lo mais e apercebemo-nos das suas texturas e sabores com maior intensidade.

Quanto tempo devemos mastigar os alimentos?

Geralmente, é recomendável mastigar os alimentos de 25 a 50 vezes, embora isto dependa de factores como o tamanho, a idade e o sexo da pessoa. Podemos saber que mastigámos correctamente quando não formos capazes de determinar que tipo de alimento temos na boca. Deve ter-se em conta que os produtos semi-líquidos como os iogurtes também devem ser mastigados.

Como saber que mastigo bem?

Algumas dicas para sabermos que estamos a mastigar correctamente são:

  • Largue os talheres sempre que introduzir comida na boca e demore o tempo necessário para mastigar bem antes de pegar neles.
  • Desligue a televisão, telemóvel ou tablet para evitar distracções e comer de forma compulsiva.
  • Coma em bocadinhos pequenos.

Agora que já sabe a importância de mastigar bem, siga os nossos conselhos para ter uma alimentação saudável e equilibrada e dê uma olhadela a todas as nossas receitas de cozinha para ter uma saúde de ferro!