28Fev.

Beringelas salteadas. Com que é que as podemos acompanhar?

Beringelas salteadas. Com que é que as podemos acompanhar?

Quando pensamos em beringelas, normalmente lembramo-nos de receitas de beringelas recheadas, beringela grelhada às rodelas ou a fantástica receita de mussaka de beringela. No entanto, a beringela é um ingrediente fantástico para darmos asas à nossa criatividade na cozinha de várias formas.

Hoje trazemos-lhes algumas receitas de beringelas salteadas, uma óptima forma de cozinhar este alimento permitindo conservar as suas propriedades nutricionais praticamente intactas.

A beringela é um alimento cujas principais características culinárias são o leve sabor amargo e a textura. Se preferir eliminar esse sabor amargo, o segredo é usar sal. Se cortar a beringela às rodelas e lhe juntar sal, vai ver que a beringela irá libertando gradualmente um suco escuro, que é o que contém este sabor.

Contudo, o sal pode secar a beringela e modificar a textura, tornando-a mais seca e dura. Para evitar isto, o melhor é meter as rodelas numa tigela de água com sal. O resultado será o mesmo mas a beringela conservará uma textura mais agradável ao paladar.

Beringelas salteadas com legumes

A receita de beringelas salteadas com legumes é a mais simples das que propomos. Só terá de incluir uma boa selecção dos seus legumes preferidos. Além da sua simplicidade, o melhor desta receita é que permite variar os ingredientes sem alterar significativamente o resultado final. Se precisar de inspiração, pode procurá-la na nossa gama de produtos Bonduelle.

A nossa recomendação é usar legumes que se complementem bem com o sabor ligeiramente amargo da beringela sem que o salteado perca esta essência. Por exemplo, pode usar curgete laminada, espargos selvagens e cogumelos.

A elaboração desta receita é muito rápida. O segredo é ter uma boa frigideira tipo wok para favorecer a distribuição do calor. Basta cortar todos os ingredientes como preferir e vertê-los no wok em lume médio com um fio de azeite. Quando estiver tudo preparado, sirva-os num prato. Se quiser dar um pouco de sabor adicional ao salteado, sugerimos-lhe acompanhar o prato com um molho cremoso, como por exemplo o molho de iogurte ou o molho rancheiro.

Beringelas salteadas com esparguete preto e maçã

Com esta receita de salteado de beringela vamos adicionar um pouco de complexidade. Para cozinhar esta receita, precisamos de mais alguns materiais. Para aproveitar o tempo ao máximo, devemos ir cozendo o esparguete preto numa panela enquanto, por outro lado, vamos salteando a beringela e a maçã no wok. Aquecer o wok em lume brando com a maçã e a beringela. Isto é importante, principalmente se cortarmos a maçã em lâminas muito finas que podem queimar mais facilmente.

O normal é o esparguete ficar pronto antes da beringela e da maçã. Escorrer e juntar ao wok quando a beringela e a maçã estiverem prontas. Neste ponto, recomendamos que adicione molho de soja à mistura. Adicione a quantidade que preferir em função dos seus gostos. O molho de soja irá ajudar-nos a ligar os alimentos que cozinhámos, combinando muito bem com a maçã e o esparguete, e criando contraste com a beringela, o que lhe irá dar maior relevância no prato. Aumente o lume caso opte por usar o molho e mexa bem os ingredientes enquanto o molho vai evaporando.

beringelas receita

Beringelas salteadas com carne picada e queijo fundido

A última receita de salteado de legumes que lhes trazemos com carne e queijo fundido tem uma dificuldade semelhante à anterior. A única diferença é que, nesta ocasião, em vez de usar uma panela para cozer o esparguete, precisamos de mais uma frigideira para cozinhar a carne picada enquanto salteamos a beringela.

Cozinhe os ingredientes ao seu gosto. Principalmente a carne picada, a que pode adicionar cebola ou algumas especiarias como os orégãos ou outra de que goste. Quando estiverem prontos, misture-os num único recipiente. Junte agora o queijo. Pode adicionar queijo ralado e mexer a mistura enquanto se funde, ou pode cortar queijo em lâminas e deixar repousar directamente na beringela e na carne. O queijo também se irá fundir sobre os ingredientes mas dar-lhe-á um melhor aspecto visual.

Esperamos que estas receitas sirvam de inspiração para elaborar pratos com este alimento excelente que é a beringela. Escolham a receita que escolherem, irão certamente adorar. Bom proveito!