07Fev.

Cogumelos recheados: 4 receitas para forno em menos de 20 min

Cogumelos recheados: 4 receitas para forno em menos de 20 min

Agora que a quadra natalícia já passou, é altura de mantermos a nossa alimentação no caminho saudável. A Bonduelle propõe-lhe para este mês 4 receitas simples para fazer cogumelos recheados em menos de 20 minutos. Uma alternativa muito saudável e também um alimento muito acessível que nos alegra neste frio Inverno.

Cogumelos recheados de atum 

Para esta receita iremos precisar, além dos cogumelos frescos (cerca de 12 para 4 pessoas), de 3 latas de atum, 4 dentes de alho, queijo para gratinar e 1 lata Bonduelle de rebentos germinados.

É muito simples elaborar este prato na sua cozinha seguindo os passos seguintes:

Pré-aqueça o forno a 200 graus e prepare uma frigideira com azeite. Lave bem os cogumelos. Caso os compre num supermercado, já estarão limpos, bastando passá-los suavemente por água. No entanto, se os comprar num comércio especializado ou a algum produtor local, certifique-se de que tira a terra por completo.

Com uma faca pequena, corte o tronco do cogumelo com delicadeza de modo a que a cabeça do cogumelo fique oca. Pique os troncos dos cogumelos e frite-os na frigideira junto com os dois dentes de alho. Quando estiverem dourados, adicione o atum à mistura e não deixe queimar.

Quando a mistura estiver pronta, é altura de usar a cabeça dos cogumelos. Em primeiro lugar, recheie-os com uma fina camada de queijo para conferir cremosidade ao prato. A segui, adicione outra camada com o atum e os cogumelos.Leve os cogumelos ao forno durante cerca de 10 minutos. Quando os tirar, pode adicionar uma fina camada por cima de rebentos germinados Bonduelle para lhe dar um toque cremoso e crocante.

 cogumelos atum

Cogumelos recheados de carne 

Para elaborar esta receita devemos contar com cerca de 10 cogumelos, 250 g de carne picada, uma cebola pequena, um envelope de mozzarella e outro envelope de queijo para gratinar.

O processo de elaboração é semelhante ao anterior. Pré-aqueça o forno a 200 graus e prepare uma frigideira com azeite.

Refogamos a carne picada com a cebola e o tronco dos cogumelos. Quando estiver tudo pronto, apagamos o lume e juntamos a mozzarella. Deste modo certificamo-nos de que a mozzarella se funde e fica bem ligada à mistura, mas sem queimar. Se preferir, neste ponto pode adicionar sal e pimenta preta à mistura.

Recheamos os cogumelos com a mistura e adicionamos por cima uma camada de queijo para gratinar no forno. Deixamos alguns minutos e tiramos. Estão prontos para degustar!

 cogumelos recheados carne

Cogumelos recheados de queijo e fiambre 

Neste caso, além dos cogumelos, da mozzarella e do queijo para gratinar, vamos precisar de cerca de 250 gramas de presunto em cubos. Pode escolher fiambre ou presunto. Tenha em conta que, se optar pelo presunto, deverá adicionar menos sal à mistura.

A elaboração é mais simples do que nos casos anteriores, pois pode cozinhar o presunto directamente na chapa com os troncos dos cogumelos sem necessidade de os refogar com cebola nem com alho. Dê o toque que preferir à carne junto com os cogumelos e, quando estiver pronta, apague o lume e misture com a mozzarella e o queijo. Reserve uma parte do queijo para o deitar por cima dos cogumelos uma vez recheados e deste modo poderá usá-lo para gratinar. Dê alguns minutos para o queijo fundir um pouco e sirva-os antes de arrefecerem.

 cogumelos queijo fiambre

Cogumelos recheados de legumes 

Esta é, sem dúvida, a opção mais saudável e a nossa preferida devido à quantidade de variedades que tem. Pode usar praticamente qualquer vegetal que lhe apeteça para elaborar o recheio. A nossa recomendação é que, se for a primeira vez que faz esta receita, faça um pequeno menu degustação para decidir qual a combinação de legumes que prefere. Além disso, se for cozinhar para outras pessoas, com esta opção irá certamente surpreendê-las.

Uma maneira simples de variar os ingredientes do recheio é com os produtos da nossa gama Um toque de, por exemplo, ervilhas ou milho. Também pode usar a nossa gama Misturas de legumes e combinar vegetais ao seu gosto.

Depois de decidir os vegetais que quer adicionar à sua mistura, refogue-os com um pouco de azeite até obter a consistência que pretende. Recheie os cogumelos e introduza-os no forno.

Tempere a mistura ao seu gosto e terá um prato muito saudável com o qual vai surpreender os seus comensais. Bom proveito!

 cogumelos legumes