23Set.

Como cozinhar legumes no microondas?

Há pouco tempo contámos-lhe como elaborar refeições saudáveis e rápidas. Por vezes, a rotina impede-nos de dedicarmos muito tempo à cozinha. No entanto, não é por isso que devemos desistir de ingerir as nossas peças obrigatórias de legumes todos os dias. Hoje damos-lhe um truque para o conseguir: cozinhar deliciosos legumes no microondas. Pegue no papel e no lápis!

como-cozinhar-legumes-no-microondas

 

Os legumes no microondas são cozinhados no vapor, geralmente com a própria água da lavagem. Por isso, o primeiro passo é limpar bem os legumes. Depois cortamo-los mais ou menos do mesmo tamanho e temperamos ao nosso gosto.

Quando o legume estiver pronto, é altura de escolher o recipiente. Excluímos todos os de metal, pelo que poderemos optar por sacos preparados para microondas, tigelas que iremos tapar com película aderente ou recipientes de silicone, que funcionam muito bem no microondas.

Os tempos de cozedura ao cozinhar legumes no microondas são, tal como na frigideira ou na panela, diferentes, pelo que tem de adaptar os tempos. Pode começar por cozinhar aqueles que demoram mais tempo e depois juntar os que demoram menos, para ficarem prontos juntos. Ou simplesmente cozinhá-los em separado. Isto depende dos seus gostos. Ao cozinhar, por exemplo, batatas e brócolos, estes últimos demoram muito menos. Pode optar por cortar a batata em bocados muito mais pequenos ou cozinhá-la em separado e cortá-la do tamanho que quiser. Além disso, é recomendável picar os legumes sólidos como a batata ou a cenoura com um garfo ou faca para ficarem bem cozinhados por dentro e evitar que rebentem devido ao excessivo calor concentrado no seu interior.

O tempo de cozedura é difícil de estimar, mas considere que cozinhar legumes no microondas demora de 4 a 8 minutos, em função do tipo de legume (de folha ou sólido) e do tamanho do corte. Além disso, deve saber que, se cozinhar com um recipiente tapado, não é preciso juntar água adicional à humidade que fica no legume ao lavá-lo. No entanto, caso decida cozinhar legumes no microondas numa tigela sem cobrir, terá de acrescentar água para suprir a evaporação; caso contrário os seus legumes irão ficar secos ou até queimados.

Recomendamos também mexer ou virar os seus legumes no microondas a meio da cozedura, para verificar se não estão a secar. Se vir que o legume está a desidratar, junte mais um pouco de água. Deve ter sempre cuidado tanto com o legume como com o recipiente, pois estarão a temperaturas muito altas e podem provocar queimaduras.

No entanto, lembramos que uma opção mais rápida é recorrer às conservas de legumes, como toda a gama de produtos Bonduelle. Visite as nossas receitas de legumes e encontre todas as nossas saudáveis e deliciosas receitas!