16Jun.

Como evitar a fadiga no exercício

Fazer exercício é fundamental, não só para se manter em forma mas também para ter uma vida saudável e sentir-se bem consigo mesmo. Quando faz desporto pode sentir-se fatigado depois de um esforço. A Bonduelle dá-lhe alguns conselhos para que isto não aconteça. O segredo é ter uma alimentação saudável.

Quando fazemos exercício gastamos muitas energias; para as podermos recuperar e para que não seja prejudicial, é importante comer bem antes de praticar qualquer desporto. Para evitar quebras, o melhor são os hidratos de carbono, a massa, o arroz, as batatas... Estes alimentos, juntamente com legumes que contêm os nutrientes de potássio e magnésio (favas, soja, cogumelos...), farão com que os seus músculos mantenham a energia necessária para evitar fadigas.

Falámos muitas vezes na importância do ferro na alimentação. A fonte mais rica em ferro é a carne, principalmente a carne vermelha, pois é a que o nosso organismo absorve melhor. O peixe e o frango também são alimentos que favorecem a absorção deste mineral. Mas para facilitar a absorção do ferro pelo nosso organismo, não devemos esquecer as frutas e legumes que contenham vitamina C, como por exemplo as ervilhas, os pimentos-vermelhos, as alcachofras... e uma lista infindável de legumes que ajudam a evitar essas quebras que podemos ter ao fazer exercício.

A fadiga pode provocar lesões quando estamos a fazer desporto. Para evitar este mal-estar, devemos cuidar da alimentação e ter os ossos e os músculos em bom estado. Para os ossos, o melhor são os lácteos – o iogurte, o leite ou o queijo, entre outros produtos. Para os músculos, como já referimos, alimentos que contenham potássio e magnésio, adicionando-lhes as proteínas presentes em alimentos como a carne ou o peixe.

Para manter o organismo em bom estado e assim evitar a fadiga durante o exercício, salientamos que o mais importante é comer fruta e legumes, porque além de conterem fibra, minerais e vitaminas que ajudam o nosso organismo, têm antioxidantes que podem evitar pequenas lesões no desporto.

Faça desporto e evite a fadiga alimentando-se de forma saudável com a Bonduelle.