16Mar.

Conselhos para combater a obesidade infantil

A obesidade infantil é um dos problemas de saúde mais graves do século XXI. Hoje na Bonduelle damos-lhe alguns conselhos para combater a obesidade infantil.

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Segundo a Organização Mundial da Saúde, calcula-se que em 2010 houve 42 milhões de crianças com excesso de peso em todo o mundo, das quais cerca de 35 milhões vivem em países em desenvolvimento. Uma criança com excesso de peso tem mais probabilidades de sofrer mais cedo doenças não transmissíveis como a diabetes e as doenças cardiovasculares.

Alguns conselhos para combater a obesidade infantil são:

  • Aumentar o consumo de frutas e hortaliças, leguminosas, cereais integrais e frutos secos.
  • Manter as crianças hidratadas, como recomendamos neste artigo sobre porque é que a água é importante para as crianças.
  • Reduzir a ingestão de gorduras e substituir as saturadas pelas insaturadas. Neste sentido, é muito importante eliminar os bolos industriais da alimentação.
  • Reduzir a ingestão de açúcares, principalmente de alimentos como as bolachas, refrigerantes açucarados, rebuçados e guloseimas, que têm muitas calorias e muito poucos nutrientes.
  • Fazer actividade física, um mínimo de 60 minutos diários de actividade física de intensidade moderada para as crianças.
  • Explicar às crianças que o motivo pelo qual alimentos saborosos como as guloseimas são proibidos, não como castigo mas pela sua própria saúde.
  • Dividir a ingestão em 5 refeições diárias: pequeno-almoço, reforço a meio da manhã, almoço, lanche e jantar. Dê uma olhadela ao conteúdo do lanche.
  • Tentar comer a mesma comida do que a criança, para não interpretar que a sua comida é um castigo. Devem ver que lhes incutimos valores alimentares que também se aplicam aos adultos.
  • Usar métodos de cozinha que não sejam fritos e evitar os panados. Os métodos de cozinha mais saudáveis são o forno, a chapa, o vapor, cozidos ou na grelha.
  • Evitar os enchidos e escolher apenas os que forem baixos em gorduras. 
  • Limitar as doses de batata, massa e arroz a cerca de 150 gramas por dia em peso cozido.
  • Limitar o consumo de pão a cerca de 50 gramas diários.
  • Limitar o consumo de ovos a 3-4 unidades semanais.
  • Optar pelos lácteos magros ou meio-gordos.
  • Consumir leguminosas duas a três vezes por semana.
  • Comer muito peixe: uma peça por dia é o ideal.
  • Ao comer carnes, escolher as magras e tirar toda a gordura visível.

Encontre no nosso site deliciosas e saudáveis receitas de legumes para combater a obesidade infantil.