13Mar.

Converta o seu filho no melhor chef de legumes

cocinar-niñosO consumo de legumes é muito importante para os mais pequenos da casa devido ao teor de vitaminas, nutrientes e outras propriedades que estes alimentos contêm, mas cada dia mais pais enfrentam o problema da recusa em comer legumes por parte das crianças.

O que é que se pode fazer para conseguir que as crianças fiquem loucas por legumes? Sendo elas a prepará-los! Se conseguirmos envolver os mais pequenos na elaboração dos pratos de legumes faremos com que estes se divirtam a cozinhar, ao mesmo tempo que degustam o legume que eles próprios prepararam, e além disso irão fazê-lo com um sorriso no rosto!

Cozinhar com os mais pequenos é uma experiência enriquecedora tanto para pais como para filhos pois a criança irá aprendendo aos poucos que tipos de legumes existem, como são preparados e qual é o seu processo de elaboração, de modo que, quando vir o prato acabado, irá comê-lo de melhor grado ao ter trabalhado nele.

Como conseguimos que cozinhar legumes se torne uma actividade divertida para as crianças? É importante que os pais comecem por elaborar pratos simples, de formas divertidas e com cores que despertem a atenção e a curiosidade dos mais pequenos.

No entanto, a cozinha é um sítio que pode chegar a ser perigoso para os mais pequenos, pelo que é necessário começar a ensinar-lhes tarefas simples e sempre com a nossa ajuda. Por exemplo, podemos começar por mostrar-lhes a importância de lavar os legumes e até os diferentes tipos de cortes que se podem praticar nestes alimentos, desde que tenhamos o cuidado de evitar qualquer dano ou corte na criança.

É importante escolhermos bem os pratos que vamos elaborar com as crianças, pois quanto mais simples forem para a criança mais realizada se vai sentir e mais vai apreciar os legumes. Caso contrário, a criança poderia sentir-se decepcionada ou frustrada e obter-se-ia um efeito contrário e nada positivo.

Que pratos podemos elaborar com os mais pequenos? As saladas são alguns dos pratos de legumes mais simples que podem ser elaborados com os mais pequenos: podemos encarregá-los de lavar a alface e os tomates e, com a nossa ajuda, cortar os alimentos às rodelas. Em muito pouco tempo irão ver a obra mestra terminada!

Existe uma grande variedade de pratos divertidos que os mais pequenos podem elaborar, e na Bonduelle trazemos-lhe cada dia receitas simples e fáceis de fazer para que as crianças descubram que os legumes também podem ser um alimento divertido e delicioso.

Com a sua ajuda, as crianças tornar-se-ão autênticos chefs dos legumes e irá ver como gradualmente a sua inimizade com os legumes irá passar à história.