28Jul.

Crie saladas coloridas, saudáveis e deliciosas

Os olhos também comem, e a comida é-nos particularmente atraente quando conta com várias cores. Hoje damos-lhe alguns conselhos para criar saladas coloridas, sem renunciar ao sabor e a todos os seus benefícios.

Crie saladas coloridas saudaveis e deliciosas

Um arco-íris de legumes!

A principal componente das saladas são os legumes. Por isso, para criar saladas coloridas propomos-lhe que contem com uma grande variedade de legumes. Além disso, tenha em conta que, em função da cor do legume, este irá trazer determinados nutrientes:

Os legumes de cor amarela favorecem a saúde visual, evitando doenças como as cataratas ou a perda de visão. O milho ou o pimento amarelo têm luteína e zeaxantina. Os legumes de cor roxa diminuem os problemas relacionados com o sistema cardiovascular. Assim, a beringela e a beterraba oferecem-nos antocianina e bioflavonóides.

O mesmo acontece com os legumes de cor vermelha ou os legumes de cor verde, de que já falámos em artigos anteriores. Lembramos-lhe de que estas propriedades estão presentes tanto em legumes como em frutos destas cores.

Não se esqueça de que existem muitas possibilidades na altura de incluir uma dose de cor nas suas saladas: massa de legumes, arrozes com tinta de chocos, delícias do mar…

Azeites coloridos?

Os azeites podem tingir-se? Sim! Se juntar salsa, o seu azeite irá adquirir uma cor verde intensa, tal como irá ganhar uma cor vermelha se colocar pimento, ou roxa se acrescentar beterraba. Também pode acrescentar outras ervas aromáticas como o manjericão, tornando as suas saladas coloridas. Como vê, à base de ingredientes completamente naturais pode obter uma óptima coloração.

Com os molhos acontece o mesmo do que com os azeites. A nossa seguinte proposta é juntar às suas saladas molhos coloridos, como um molho de iogurte, um pesto, mostarda… A que também pode juntar ervas aromáticas.

Dê uma vista de olhos às nossas receitas de saladas e encontre uma grande variedade de saladas coloridas!