26maio

Deportistas vegetarianos

Já dissemos em várias ocasiões que a alimentação é muito importante para fazer desporto, tanto se se pratica como hobby ou de forma profissional. É preciso manter uma alimentação equilibrada e comer de tudo, carne, peixe, legumes... Mas e se a pessoa que pratica desporto for vegetariana? Damos-lhe todos os segredos para a alimentação ser a adequada.

As proteínas são muito necessárias na altura de fazer exercício. Um atleta deve ingerir cerca de 1,6-1,7 gramas de proteína por quilo de peso corporal. Inclua na sua dieta alimentos de baixo teor em gorduras e proteínas provenientes de fontes vegetais. Por exemplo, pode incluir a soja. Também o tofu, as leguminosas ou os legumes são fontes de proteínas para desportistas vegetarianos.

O ferro é um micromineral necessário para ter a energia suficiente. Há um tipo de ferro denominado de tipo hémico que vem da proteína animal e há outro tipo que seria o não hémico que provém dos vegetais. Comendo carne, principalmente vermelha, obtém-se facilmente o primeiro deles, e se não comer carne pode obter o ferro de proteína vegetal de alimentos como os legumes verdes com folhas, figos, leguminosas como as lentilhas e o feijão, cereais integrais ou alguns frutos secos.

É bom incluir a Vitamina C da fruta e legumes para a ajuda da absorção de ferro de tipo não hémico, isto é, é bom combinar frutos cítricos com leguminosas.

Propomos-lhe o menu seguinte:

- Pequeno-almoço: 1 caneca de leite de soja com 2 torradas de geleia e um sumo de laranja.
- Meio da manhã: 1 batido de banana com uma caneca de leite de soja com cereais integrais.
- Almoço: 1 salada de tomate com soja ou massa integral com refogado de tofu e legumes.
- Lanche: Uma barra energética caseira de frutos secos.
- Jantar: Uma tosta com cogumelos, beringela e cebola ou hambúrgueres vegetarianos com acompanhamento de legumes.

Lembre-se sempre de ter uma alimentação saudável se vai fazer desporto e, como já recomendámos noutras ocasiões, consulte qualquer dúvida com um médico ou nutricionista profissional.