04Dez.

Diferentes maneiras de fazer tortilha espanhola

Diferentes maneiras de fazer tortilha espanhola

Já provou a tortilha espanhola? Mal passada, húmida, com cebola, sem cebola, recheada, etc. Existem inúmeras receitas para fazer tortilha à espanhola. Temo-nos debruçado sobre diferentes cozinhas de vários países e agora a Bonduelle gostaria de homenagear um dos pratos protagonistas da gastronomia espanhola: A tortilha espanhola

A tortilha espanhola tem três ingredientes base, a batata, o ovo e o azeite. A estes três ingredientes pode juntar cebola como quarto ingrediente ou outros como pimento, chouriço ou queijo. Não existem duas tortilhas iguais – a forma como cada pessoa a faz, a frigideira que usar ou a forma de fritar as batatas pode ser um factor determinante no resultado do prato.

Este alimento é um prato muito popular. Seja ao almoço, com uma salada, ao jantar, entre duas fatias de pão ou como aperitivo antes do almoço. Qualquer ocasião é boa para cozinhar este prato. A receita tradicional é das favoritas mas com o passar do tempo outras tantas têm enriquecido este prato tão saboroso. Deixamos-lhe algumas ideias:

- Tortilha vegetal recheada: Consiste em fazer uma tortilha tradicional e juntar-lhe uma tampa, seja com outra tortilha igual mas um pouco mais fina ou com uma omelete. Depois recheia-a com o que preferir e já está. Pode recheá-la de salada; com alface, milho, delícias do mar, atum... Pode juntar maionese para o recheio não cair e ficar compacta.

- Tortilha de legumes: Os ingredientes são os de uma tortilha clássica mas juntando-lhe alguns legumes. Quando estiver a juntar a batata com a cebola, junte o legume da sua preferência, ou até mais do que um – recomendamos cogumelos, espargos, espinafres ou pimentos verdes, por exemplo.

- Tortilha de queijo e fiambre: Uma ideia para esta receita é apresentá-la em cubos como aperitivo. A receita clássica mas na apresentação corta quadrados de queijo e fiambre e põe por cima da tortilha cortada em cubos.

- Tortilha manchada: O ingrediente principal é o chouriço, ou melhor, a gordura que o chouriço deita. Frite o chouriço com um pouco de azeite e, uma vez pronto, reserve o azeite e quando a tortilha estiver acabada deite um fio por cima. Pode adicionar o chouriço que fritou como ingrediente juntamente com as batatas e os ovos, como recheio para a tortilha.

Estas são apenas algumas ideias para a tortilha, que se juntam à receita clássica deste prato tão apreciado. Bom proveito!