04Abr.

Espelta: Inclua este alimento saudável nas suas receitas

Espelta: Inclua este alimento saudável nas suas receitas

Conhecemos muitos super-alimentos que já fazem parte da nossa alimentação; os brócolos, a quinoa ou o azeite estão na lista. A Bonduelle também inclui mais um, a espelta. Um cereal esquecido que já era usado há milhares de anos.

A espelta: O novo cereal da moda?

Talvez a espelta tenha começado recentemente a ficar na moda em muitos menus, mas não é nova: começou a ser cultivada em zonas do Médio Oriente há mais de 7000 anos. Mais tarde alargou-se ao Mediterrâneo e os romanos já a consumiam em pão e em papas, o que promoveu o seu cultivo na Europa.

Então porque é que a espelta desapareceu e deixou de ser consumida? Tanto o processo de cultivo como o de recolha eram muito complicados, o que dificultava o trabalho dos agricultores. Apareceram cereais novos e mais fáceis e a espelta ficou esquecida.

Que benefícios tem a espelta?

A espelta regressou à nossa alimentação graças aos benefícios que tem para o organismo. É uma fonte de energia, pois fortalece o metabolismo e o sistema nervoso. Além disso, favorece uma boa digestão graças ao seu teor de fibra.

Contém vitaminas E, B1 ou B9, entre outras, bem como minerais como o ferro, o potássio ou o cálcio. Por fim, ajuda na prevenção do stresse e favorece a diminuição das cefaleias.

A espelta: Adicione este cereal às suas receitas

A espelta pode ser incluída em muitos pratos: pratos frios como saladas, pratos quentes ou ao pequeno-almoço, misturada, por exemplo, com iogurte e outros cereais.

A espelta é cozinhada cozendo-se durante uma hora, devendo ficar de molho à noite. Agora deve estar a pensar que não pode cozinhar este produto por falta de tempo, mas não é assim: na Bonduelle deitámos mãos à obra e já temos  o novo produto de espelta em conserva. Prática e saudável.

A melhor maneira de beneficiar da espelta é incluindo-a nas nossas receitas. A Bonduelle deixa-lhe 3 receitas para saborear este cereal. Tome nota!

1-Arroz malandrinho com espelta

Para elaborar este arroz precisamos de: 400 g de arroz, 50 g de lagostins descascados, 500 ml de caldo de legumes e 2 latas de espelta de Um Toque de Bonduelle.

Começamos por levar ao lume uma frigideira com um pouco de azeite e salteando os lagostins, adicionamos o arroz e o caldo de legumes. Deixamos o arroz cozer cerca de 20 minutos, vamos provando o arroz para verificarmos a cozedura. Por fim, escorremos bem as latas de espelta e adicionamos. Sirva num prato fundo e saboreie.

2-Salada de rúcula com espelta

Esta receita de salada é muito saudável e também muito rápida e fácil de fazer. Só precisa de 1 saco de folhas de rúcula, 2 latas de Um Toque de espelta da Bonduelle, um frasco de pimentos da Bonduelle e 2 latas de ervilhas da Bonduelle.

A elaboração não tem qualquer complicação. Pegamos numa tigela, adicionamos a rúcula, escorremos todos os ingredientes da Bonduelle e adicionamos à nossa salada, misturamos bem e temperamos com um pouco de azeite ao nosso gosto.

3-Sopa de legumes com espelta

Para terminar, propomos uma sopa que não pode faltar entre as suas receitas. Uma sopa de legumes que, com a adição da espelta, se torna no prato perfeito para o nosso organismo.

Para elaborar a sopa de legumes, podemos escolher os legumes que quisermos, 1 cebola, 1 alho-francês, 1 cenoura... e, além disso, adicionamos as 2 latas de espelta de Um Toque De Bonduelle.

Para elaborar a receita, começamos por cortar os legumes que vamos usar e salteamos numa frigideira com um fio de azeite. A seguir, adicionamos água cobrindo os legumes e deixando ferver. Quando os legumes estiverem tenros, escorremos bem as latas de espelta e adicionamos. Deixamos alguns minutos e está pronto!