10Mar.

Foodies: A nova tribo da cozinha

Foodies: A nova tribo da cozinha

É apaixonado por cozinha, adora descobrir novos restaurantes, fascina-o inventar novas receitas e explorar todos os tipos de gastronomia. E estas características lhe assentam que nem uma luva, então é um foodie. Se ainda não tem a certeza, a Bonduelle conta-lhe tudo sobre esta espécie de tribo urbana.

O que é um foodie?

Poderíamos defini-los como essas pessoas que estão sempre a par das novidades no que à cozinha se refere. Isto é, sabem tudo o que é preciso saber sobre gastronomia, são uma espécie de enciclopédia em matéria culinária. Gostam de aprender tudo o possível sobre comida e distinguem-se dos gourmets porque estes últimos são mais refinados e vão a sítios mais exclusivos. Os foodies, no entanto, optam mais por lugares inovadores e alternativos.

De onde vêm?

Esta tribo ou movimento não é novo – no ano de 1984 a palavra foi criada por Paul Levy, Ann Barr e Mat Sloan para o seu livro The Official Foodie Handbook, uma espécie de manual para os adeptos da cozinha. O movimento foi tal nos anos 80 e 90 que começaram a surgir iniciativas relacionadas com eles como programas de televisão, revistas especializadas ou blogues sobre comida.

Quais são as características mais destacadas dos foodies?

O mais importante, como já referimos, é a sua paixão pela cozinha, mas sempre com sentido de humor. Gostam de ir a inaugurações de restaurantes e saber quais foram os que fecharam. Também vão a adegas e provas de vinhos. A sua máxima é explorar e descobrir tudo sobre a comida. A melhor maneira de fazer um molho em particular ou saber onde fica o restaurante que faz os melhores pratos de arroz.

Os foodies e as redes sociais

Partilhar receitas e contar o que comemos não é novo, mas agora as redes sociais ajudam a impulsionar esse entusiasmo em mostrar o prato que cozinhámos ontem. Os foodies também são conhecidos por serem activos nas redes sociais, principalmente no Instagram, onde reflectem as suas ideias culinárias para mostrar o maravilhoso mundo da cozinha através de uma fotografia e de um filtro.

Se gosta de comer bem e de forma saudável, descobrir e fazer experiências no mundo da gastronomia e também gosta de partilhar as suas opiniões e pratos com o resto dos mortais, pode considerar-se um foodie ;)