19maio

Frutos e legumes: Quando se podem usar juntos?

Sabemos que os frutos e os legumes são bons para a saúde de forma independente, mas é cada vez mais frequente vermos pratos que misturam ambos ingredientes. Hoje contamos-lhe as vantagens que tem para a saúde misturar frutos e legumes e ideias para os usar juntos.

Frutos e legumes Quando se podem usar juntos

O primeiro que deve saber é que misturar fruta e legumes não é negativo para a saúde. Antes pelo contrário! Ambos são muito boas fontes de vitaminas e minerais e, em regra geral, têm um baixo teor calórico e ajudam a ter e manter uma boa saúde. Lembre-se de que pode encontrar os benefícios dos legumes no nosso site.

O que deve ter em conta é que existem três tipos de frutos: ácidos (mirtilo, kiwi, ananás), semi-ácidos (maçã verde, ameixa, tangerina) e neutros (maçã vermelha, alperce, melão, melancia…). A combinação dos frutos ácidos ou semi-ácidos com legumes pode levar a uma digestão mais pesada. A melhor opção é misturar os legumes com frutos de tipo neutro, para usufruir de todos os benefícios da combinação e de uma digestão ligeira.

A primeira opção que lhe propomos para misturar frutos e legumes é, sem qualquer dúvida, a salada. Alguns exemplos são a salada de beterraba, maçã e abacate; ou salada com aipo, curgete, maçã e banana.

Uma segunda opção é um sumo ou batido, que actualmente é conhecido como “batido verde”. Os batidos verdes misturam fruta e legumes, habitualmente 60% de fruta e 40% de legumes, para disfarçar o sabor mais amargo do legume. Alguns exemplos são o batido de alface, morango e lima; ou o batido de acelgas, maçã e banana.

Não se esqueça de consultar as nossas receitas para ter ideias para os seus pratos e atreva-se a misturar frutos e legumes para usufruir de um delicioso sabor e todos os seus benefícios!