20Set.

Grelhada de legumes: Quais são os melhores legumes e como os elaboramos

Grelhada de legumes: Quais são os melhores legumes e como os elaboramos

Em artigos anteriores falámos num dos clássicos para o Verão: As saladas. Nesta ocasião, na Bonduelle queremos acompanhar este prato com outra receita que também é perfeita para os últimos resquícios desta época. A grelhada de legumes.

Uma receita que se pode aproveitar para fazer num desses churrascos tão habituais no fim do Verão. Combina em casa de amigos ou família e alguém tem de dar o toque de comida saudável entre o chouriço, as febras e outros alimentos típicos das churrascadas. Esse alguém pode ser você.

Convidamo-lo a incluir os deliciosos legumes nesses churrascos. Mas quais são os melhores para uma grelhada de legumes e como os fazemos? Eis algumas ideias para fazer a grelhada perfeita:

1- Use os melhores utensílios para fazer a grelhada

Em primeiro lugar devemos escolher onde vamos fazer a receita. Podemos fazê-la numa grelha de churrasco se estivermos ao ar livre. Caso o espaço não seja assim tanto e a grelhada seja feita em casa, o melhor é usar uma chapa ou frigideira.

Tenha à mão uma espátula de madeira para ir mexendo os legumes sem riscar a frigideira. Caso esteja a preparar a grelhada de legumes num churrasco, use pinças de metal para poder manipular os legumes sem se queimar.

O passo seguinte é decidir quais os legumes que vai cozinhar e deitar mãos à obra.

legumes grelhada

2- Escolha os melhores legumes para a grelhada:

Neste ponto chegou a altura de escolher os melhores legumes para a grelhada de legumes. Normalmente podem ser usados quase todos os legumes, alho-francês, tomate, cebola, curgete, cenoura, cogumelos... Nós escolhemos alguns bem saborosos:

- A curgete:

Este legume tem a vantagem de ser muito fácil de elaborar. Basta cortá-lo às rodelas e até pode comê-lo com casca. Lave-o bem antes, adicione um pouco de azeite e... para a chapa!

- A beringela:

Com esta hortaliça acontece o mesmo que com a curgete – é muito fácil de preparar. Cortamos às rodelas e, com um pouco de azeite, podemos levá-la à chapa. Além disso, este vegetal tem vitaminas e minerais, bem como fibra, potássio e magnésio.

- Os espargos:

Devemos limpar bem os espargos antes de os incluir na nossa grelhada de legumes. Uma vez limpos, podemos colocá-los tal como estão ou, se preferir, cortar os extremos se virmos que estão secos. Uns poucos minutos e estão prontos para comer!

- A cenoura:

No caso da cenoura, vamos tirar a casca. A seguir, cortamos pela metade e juntamo-la com um fio de azeite virgem extra à nossa grelhada de legumes. A cenoura, como bem sabe, além de dar cor ao nosso prato, é benéfica graças a antioxidantes como o betacaroteno, faz bem à vista e à saúde da pele.

- A cebola:

A cebola é uma das hortaliças mais saborosas e, se a grelhar, irá dar ao seu prato o toque de que precisa. Deve tirar-lhe a casca, cortar os extremos e a seguir cortá-la às rodelas se a quiser cozinhar na chapa ou na frigideira. Se a for grelhar, a ideia é, depois de tirar a camada exterior, sem cortar, embrulhá-la em papel de alumínio e colocá-la na grelha do churrasco. Deixe ficar até os restantes legumes ficarem prontos, depois tire com cuidado, desembrulhe e já a pode saborear!

legumes melhores

3- Como servimos a grelhada de legumes:

Os legumes da nossa grelhada já estão prontos. Agora, como os servimos?

Uma vez postos de parte num prato, podemos juntar-lhes um pouco de sal e pimenta. Também se podem comer sem nada. O sabor das brasas, do azeite e dos próprios vegetais faz o resto.

Outra ideia é fazer um molho que fique bem com a grelhada de legumes, como por exemplo um molho com um pouco de azeite, sal e ervas aromáticas como manjericão ou orégãos.

Para terminar, também podem ser servidos como acompanhamento, com carne ou peixe que também pode assar junto com a grelhada de legumes.