23Jan.

Ideias para conquistar os mais novos de casa com legumes

Às vezes, dar legumes aos nossos filhos pode traduzir-se numa autêntica dor de cabeça. Mas não devemos desistir! Os legumes são básicos para o adequado desenvolvimento dos nossos filhos e, entre outras coisas, para evitar a preocupante obesidade infantil. Damos-lhe algumas ideias para conquistar os mais pequenos com legumes!

niño-verduras

Em primeiro lugar, tente dar-lhes legumes para comerem quando têm fome. É mais fácil comerem se tiverem fome. Se, por exemplo, tiverem petiscado anteriormente outro tipo de comida, já não terão tanta vontade de comer, e muito menos legumes! Não caia no erro de recorrer à sobremesa como prémio por comerem legumes! Isto irá fazer com que os seus filhos associem os legumes a algo negativo (se depois recebem um prémio, é porque primeiro tiveram de passar por uma coisa má).

Faça com que os seus filhos se familiarizem com os legumes. Leve-os ao mercado, onde são apresentados com muito brilho e cor. Deixe os meninos olharem para os legumes e escolherem os que acham mais apetecíveis. Assim, sentem que a sua opinião conta na altura de decidir, algo muito positivo. Mas a ajuda deles não pode ficar por aqui! Também podem ajudar na cozinha, limpando os legumes ou ajudando a descascar aqueles que permitem fazê-lo com as mãos.

Uma vez em casa, pode tentar começar a introduzir os legumes na alimentação dos seus filhos escolhendo os que forem mais doces, como o milho, a ervilha, a cenoura ou a abóbora (todos estão disponíveis na Bonduelle, repare no nosso catálogo de produtos!). Claro que é uma óptima opção apresentá-los como se fossem desenhos, para os identificarem com coisas de que gostam (as suas personagens de desenhos preferidas, uma casa, um boneco…).

Finalmente, se não conseguir depois de tentar tudo o anterior, outro recurso é camuflá-los para não chamar a atenção deles. Pode picá-las ou introduzi-las como molhos, acompanhamentos ou purés. Uma última opção é transformá-las noutros pratos de que gostam mais. Por exemplo, se os seus filhos adoram os hambúrgueres ou as almôndegas, faça hambúrgueres e almôndegas com legumes!