11Mar.

5 ideias para que os seus filhos comam mais legumes

Por vezes é complicado dar legumes aos mais pequenos, mas existem cinco pratos que eles costumam adorar: pizza, massa, purés, hambúrgueres e cachorros quentes. Porque não acrescentar legumes a estes pratos? Damos-lhe algumas ideias!

hamburguesa-vegana

1) Pratos de pizza para os mais novos de casa:

A pizza é uma boa opção para começar a incluir grandes doses de legumes na alimentação dos seus filhos. As combinações são praticamente infinitas (pimento vermelho e verde, cogumelos, tomate, milho, cebola…). Além disso, pode formar caras e figuras com os ingredientes para os tornar mais divertidos para os seus filhos. Finalmente, não se esqueça das possibilidades que a massa oferece: Pode fazer pizzas mais pequenas com formas! Estrelas, corações, foguetes… Se combinar forma e cor, irá obter autênticas obras de arte.

2) Pratos de massa para os mais novos de casa:

No caso da massa, tem a opção de servir esparguete ou lasanhas e canelones. Os molhos como o bolonhês ou o bechamel, embora um pouco mais calóricos, disfarçam o sabor dos legumes. Aqui pode acrescentar os de cor verde, como os espinafres ou acelgas como recheio, embora também outros como a couve-flor, que é mais difícil eles comerem sozinha. E, claro, também tomate ou cogumelos.

3) Pratos de puré para os mais novos de casa:

Os purés são o prato ideal para se combinarem legumes sem darem por nada. Às vezes come-se com os olhos, e temos de enganar os nossos filhos para lhes servir determinados legumes. Com os purés pode diminuir as quantidades para disfarçar um legume e fazer com que o seu filho não o note mas aproveite todas as suas vantagens!

4) Pratos de hambúrguer para os mais novos de casa:

Os hambúrgueres, como sabe, vêm quase sempre acompanhados por algum legume. Aproveite para acrescentar mais quantidade! Junte legumes como a alface, tomate, pepino ou cebola e tire um pouco de carne. A variedade de hambúrgueres também fará com que os seus filhos não se fartem, pois podem ser de frango, peru, porco ou vaca.

5) Pratos de salsichas para os mais novos de casa:

Às vezes esquecemo-nos deste preferido das crianças, que também nos oferece muitas possibilidades. Podemos elaborar as salsichas em forma de cachorros quentes, com imensas variedades de legumes para acompanhar (pepino, pimento, alface, tomate, cebola…), com a vantagem de os temperar com um molho (ketchup, maionese, mostarda…) que lhes irão dar sabor e podem ocultar os legumes, que chamam menos a atenção dos pequenos.