09Jul.

Ingerir muitas bebidas refrescantes

ingerir-bebidas-refrescantesQuando chega o verão, especialmente se estivermos a trabalhar ou a fazer alguma actividade física ao ar livre, gostamos de consumir bebidas frias que nos refresquem.
Até que ponto pode ser benéfico ingerir muitas bebidas refrescantes?

Sem dúvida a água é a melhor opção, tanto no Verão como no Inverno, para nos hidratar correctamente. A verdade é que cada vez mais e em maior quantidade, os refrescos se são usados para saciar a sede, especialmente na época do Verão.

É necessário saber que a sua ingestão está a tornar-se, em muitos casos, em algo quotidiano e não muito saudável se for em excesso… Na verdade, falamos dos efeitos pouco saudáveis dos refrescos referindo-nos a vários pontos muito importantes a considerar:


  • Em primeiro lugar, devemos dizer que a maioria dos refrescos fornecem calorias, o que significa um teor energético extra cada dia, que provavelmente num principio não é apreciável, mas que com o passo do tempo, se convertirá em quilos a mais, cada vez mais dificeis de perder.
  • Nas crianças, habituar-las ao consumo todo o tempo de refrescos açúcarados, pode encaminhar à obesidade deixando, além disso, que o paladar se acostume e exija produtos açúcarados. Sem uma adequada higiene dental, podem ser, estas bebidas um perigo adicional para a saúde dos nossos dentes.
  • Outro ponto de vista à considerar, é que a maioria dos refrescos tem gâs, o qual supõe um aumento do volumem gástrico e de ar no intestino, o qual pode originar problemas digestivos a muitas pessoas.

Definitivamente, refrescos?: tudo bem, mas com moderação!